Repelente de insetos: veja como usar repelente do jeito certo

repelente de insetos como usar

O repelente de insetos é essencial na proteção de doenças transmitidas pelos mosquitos, tais como dengue, chikungunya, febre amarela e zika. Ou seja, a função do produto vai muito além do que simplesmente evitar o incômodo das picadas.

Por cumprir esse papel tão importante, é fundamental saber como usar o repelente de insetos do jeito certo e garantir sua eficácia. Nesse sentido, selecionamos informações sobre aplicação e também sobre as características de alguns dos produtos disponíveis no mercado. Confira as dicas e saiba como manter os mosquitos afastados de você e da sua família por muito mais tempo!

como usar repelente do jeito certo
COMO ESCOLHER UM BOM REPELENTE?

De nada adianta saber como aplicar o repelente de insetos do jeito certo se o produto que você utiliza não é adequado às suas necessidades, não é mesmo? Dessa forma, vamos começar falando sobre as principais diferenças entre os repelentes que você encontra em farmácias.

Os repelentes comercializados no Brasil possuem em sua composição uma das seguintes substâncias: Icaridina, DEET ou IR3535

Enquanto Icaridina e DEET oferecem maior tempo de proteção, variando de dez a quatro horas de acordo com a concentração, o IR3535 apresenta menor risco de toxicidade. Assim, repelentes que utilizam em sua composição o IR3535 podem ser utilizados em crianças a partir dos seis meses. Já os bebês menores de seis meses de idade devem ser protegidos com uso de mosquiteiros e telas. Ah, e a eficácia do IR3535 é de até quatro horas.

como proteger bebês dos mosquitos

COMO APLICAR O REPELENTE DE INSETOS DE FORMA EFICAZ?

1) Procure fazer a aplicação do repelente de insetos em áreas ao ar livre, evitando ambientes fechados. Leia as instruções da embalagem atentamente. Lembre-se que o repelente é sempre o último a ser utilizado. Ou seja, é aplicado depois do hidratante, protetor solar ou maquiagem.

Aliás, muitos fabricantes recomendam que, caso seja utilizado protetor solar, a aplicação do repelente seja realizada no mínimo 30 minutos depois. Do contrário, o protetor pode dificultar a formação da barreira repelente.

2) O repelente deve ser aplicado em todas as áreas expostas do corpo. No rosto o correto é é aplicar o produto nas mãos e depois passá-las na face, evitando as áreas perto dos olhos, ouvidos, nariz e boca. Na sequência, é muito importante higienizar as mãos, especialmente das crianças, que as colocam na boca e olhos constantemente. Não aplique em cortes, ferimentos ou em pele irritada ou queimada pelo sol.

3) O contato da pele com a água, ou mesmo o suor excessivo, diminuem a eficácia do repelente. Por isso, é preciso reaplicar o produto sempre que houver necessidade. Além de respeitar o período de reaplicação indicado na embalagem.

4) Os mosquitos podem picar através de tecidos que não tenham a trama suficientemente fechada. Assim, aplicar repelente nas roupas também ajuda a evitar picadas. Dessa forma você pode borrifar camisas, calças, meias e vestidos, porém é importante lavar todas as peças após o uso.

5) Na hora de dormir a melhor opção são os repelentes “eletrônicos”, ou seja, os aparelhos que são ligados na tomada. É que o contato com o lençol pode acabar retirando a proteção do repelente de insetos que é aplicado diretamente na pele. Por isso, o uso do produto pode ser ineficaz nessa situação.

CONHEÇA OS REPELENTES REVITART

Nas Farmácias Associadas você encontra os Repelentes Revitart, uma linha dermatologicamente testada, livre de DEET e que utiliza em sua composição o IR3535.

Os produtos oferecem proteção por até quatro horas após a aplicação. Além disso, são clinicamente testados contra os mosquitos Aedes Aegypti (transmissor da dengue, febre amarela, zika e chikungunya), Anopheles (transmissor da malária) e Culex (transmissor da elefantíase).

repelentes revitart

Repelente Revitart Loção (com textura suave e não oleosa) e Repelente Revitart Spray (não indicado para bebês por conter álcool na fórmula) | À venda nas Farmácias Associadas.

Vale lembrar que os repelentes de insetos com IR3535 na composição são os mais indicados para a aplicação em crianças. Assim, podem ser utilizados em bebês a partir dos seis meses. É importante ressaltar que menores de seis meses de idade devem ser protegidos com uso de mosquiteiros e telas.

Agora que você já sabe como usar repelente de insetos do jeito certo, aproveite para conferir também o post Cuidados contra Dengue: veja como combater o mosquito. E claro, não deixe de contar para a gente, nos comentários, como você faz para se proteger dos insetos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s