O que é cronograma capilar? Método promete fios saudáveis em um mês

o que é cronograma capilar

O cronograma capilar é uma rotina de tratamentos indicada para todos os tipos de cabelo. Composto por três etapas – hidratação, reconstrução e nutrição -, o método promete devolver a saúde e a beleza dos fios em até um mês. Tudo de bom, não é mesmo?

Mas afinal, como funciona o cronograma capilar? Quais produtos devem ser usados? E qual a frequência de aplicação? Para responder estas e outras dúvidas, montamos um roteiro bem prático para você entender todas as etapas. Confira as informações e veja como o seu cabelo pode se beneficiar deste procedimento!

Para que serve o cronograma capilar?

O cronograma capilar consiste principalmente em uma forma de organizar a rotina de cuidados com o cabelo. Ou seja, serve para intercalar os tratamentos de hidratação, reconstrução e nutrição, tudo isso considerando o aspecto e a necessidade dos fios. Dessa forma o procedimento é indicado para todos os tipos de cabelo.

A rotina de cuidados é bem dividida, por isso recebe o nome de cronograma. O tratamento tem duração de um mês e promete deixar os fios mais saudáveis, bonitos e protegidos dos danos.

etapas do cronograma capilar

Qual a função de cada etapa do cronograma?

Antes de mais nada é importante salientar que todos os tipos de cabelo necessitam das três etapas do cronograma capilar. Portanto o que vai mudar de caso para caso é a frequência e combinação dos tratamentos. Por isso, vale conferir qual é a função de cada um dos processos:

1) Hidratação

Essa etapa tem o objetivo de repor a água dos fios e por isso é muito importante para cabelos que estão opacos, estáticos e sem brilho. 

2) Nutrição

A ideia aqui é repor a oleosidade natural dos fios. O frizz é certamente o maior sinal de um cabelo deficiente de nutrição. 

3) Reconstrução

A reconstrução tem o objetivo de repor as proteínas, especialmente a queratina. Assim é fundamental para fios fracos e quebradiços.

hidratar e nutrir o cabelo

Quais produtos devo utilizar em cada etapa?

Para hidratar utilize cremes de hidratação com d-pantenol e óleo de coco na fórmula. Já a nutrição pode ser feita com máscaras que contenham óleos ou manteigas vegetais. Por fim, a reconstrução pede máscaras que possuam proteínas como queratina e colágeno.

Além disso, muitas marcas já disponibilizam kits próprios para quem quer realizar o cronograma capilar em casa. Assim você pode comprar os três produtos juntos na farmácia e não precisa adquirir tratamentos separados para cada etapa.

Como saber o que meu cabelo precisa?

O toque é a forma mais eficiente de perceber quais são as necessidades do seu cabelo. Fios muito secos precisam de hidratação. Agora, se você observar falta de definição nos cachos, por exemplo, o foco deve ser na nutrição. Já o cabelo quebradiço está carente sobretudo de reconstrução.

Outra forma de avaliar a situação dos fios é através do teste de porosidade. Para isso, mergulhe os fios em um copo com água, aguarde quatro minutos e observe:

  • Fios que afundam precisam de reconstrução, pois estão muito porosos;
  • Fios que ficam suspensos no meio apresentam porosidade média e portanto necessitam de foco na nutrição;
  • Fios que boiam estão com as cutículas muito fechadas e dessa forma devem ter a hidratação como prioridade.
dicas para cabelo mais saudável
Como seguir o cronograma capilar

Agora que você já sabe qual é a principal deficiência dos seus fios, basta seguir o cronograma que mais corresponde às necessidades do seu cabelo. 

O cronograma capilar deve ser feito por um mês e durante cada semana é necessário um intervalo mínimo de dois dias entre as aplicações. Os produtos podem ser utilizados no banho, após a lavagem dos fios, como você costuma fazer com qualquer creme de tratamento. Na dúvida, siga as instruções da embalagem.

Cronograma de Hidratação

Semana 1: hidratação, nutrição e hidratação

Semana 2: hidratação, hidratação e nutrição

Semana 3: hidratação, nutrição e hidratação

Semana 4: hidratação, nutrição e reconstrução

 

Cronograma de Nutrição

Semana 1: nutrição, hidratação e nutrição 

Semana 2: nutrição, nutrição e hidratação 

Semana 3: nutrição, hidratação e nutrição 

Semana 4: nutrição, hidratação e reconstrução 

 

Cronograma de Reconstrução

Semana 1: hidratação, nutrição e hidratação 

Semana 2: hidratação, nutrição e reconstrução 

Semana 3: hidratação, nutrição e hidratação

Semana 4: hidratação, nutrição e reconstrução

 

Agora conta aqui: o que você achou do cronograma capilar? Você já conhecia essa rotina de cuidados com o cabelo? Como você costuma cuidar dos seus fios? Diz pra gente nos comentários!


* Confira também aqui no blog o post Como lidar com a caspa? Conheça 7 dicas para combater o problema.

2 comentários sobre “O que é cronograma capilar? Método promete fios saudáveis em um mês

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s