Escova de limpeza facial: conheça os tipos de escova e seus benefícios

escova de limpeza facial para que serve

A escova de limpeza facial virou um dos acessórios mais desejados por quem curte itens de cuidado facial (o famoso skincare). Os especialistas em sua maioria concordam que essa ferramenta pode sim ajudar a melhorar o aspecto da pele, mas que também é preciso ter certos cuidados em sua utilização.

É por isso que hoje vamos falar sobre os principais aspectos que envolvem o uso da escova de limpeza facial, para que serve, os modelos disponíveis no mercado e quais são os prós e contras para a pele em relação ao uso do acessório. Bora conferir?

benefícios da escova facial
PARA QUE SERVE A ESCOVA DE LIMPEZA FACIAL?

Como o próprio nome sugere, a escova de limpeza facial promete fazer uma limpeza profunda na pele, atuando principalmente na remoção do excesso de oleosidade. Além disso, o acessório também realiza uma suave esfoliação, ajudando na remoção das células mortas do rosto. A ideia é que, através dos movimentos, a limpeza da pele se torne mais rápida, prática e eficaz

QUAIS OS PRINCIPAIS MODELOS DE ESCOVA?

De uma forma geral as escovas de limpeza facial são divididas entre manuais – onde você mesma comanda os movimentos do acessório –  e elétricas – que realizam as pulsações e movimentos por conta própria, bastando apenas que você direcione o aparelho. 

Sejam elétricas ou manuais, as escovas podem apresentar cerdas ou ser totalmente revestidas por pontos de silicone.

QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA A PELE DO ROSTO?

Como já mencionamos, a principal vantagem na utilização da escova é a limpeza profunda promovida na pele do rosto. Mas também podem ser citados outros benefícios tais como:

– Desobstrução dos poros;

– Remoção de resíduos de cremes, maquiagem e poluição;

– Controle da oleosidade e diminuição de cravos e espinhas;

– Esfoliação suave e renovação celular;

– Melhora da circulação sanguínea no rosto;

– Ajuda na absorção dos ativos do sabonete de limpeza;

– Preparação da pele para receber cremes faciais.

para que serve a escova de limpeza facial

E QUAIS OS RISCOS NA UTILIZAÇÃO DA ESCOVA?

A limpeza da pele é uma etapa importante na rotina de cuidados faciais. Entretanto é preciso ressaltar que existe uma quantidade saudável de oleosidade que ajuda a controlar a hidratação. Por isso, o uso da escova facial com muita frequência pode causar os seguintes desequilíbrios:

  • Ressecamento: o uso em excesso da escova de limpeza pode acabar afetando a camada protetora da pele e gerar irritações. Dessa forma, a área fica desidratada e propensa a alergias;
  • Efeito Rebote: é importante fazer a hidratação adequada após o uso do acessório. Isso porque a pele desidratada pode sofrer o efeito rebote, ou seja, produzir oleosidade em excesso para se proteger;
  • Estímulo da melanina: o estímulo em excesso das células pode desencadear um processo de variação da pigmentação e ocasionar manchas.

Por conta disso, o ideal é que o uso das escovas faciais seja limitado a duas ou três vezes por semana, de acordo com as necessidades e características de cada pele.

COMO FAZER A LIMPEZA COM A ESCOVA FACIAL?

A utilização da escova de limpeza facial é bastante simples. Basta molhar o rosto e aplicar o sabonete líquido de limpeza na escova. Caso você utilize um sabonete em barra, o ideal é que a aplicação do cosmético seja feita diretamente na pele ao invés da escova.

Revitart sabonete gel

Sabonete Gel Demaquilante Purificante Revitart Faces: indicado para todos os tipos de pele, remove as impurezas da pele, maquiagem, secreções sebáceas, células mortas e resíduos de poluição | À venda nas Farmácias Associadas.

Com o sabonete devidamente aplicado, e o rosto umedecido, faça movimentos circulares em todo o rosto com a escova. Se a sua pele for oleosa dê atenção redobrada às áreas da testa, nariz e queixo. Se a pele for sensível apenas faça movimentos suaves em todo o rosto. Esse processo não deve durar mais do que um minuto.

Depois é só enxaguar o rosto e aplicar o hidratante indicado para o seu tipo de pele. Isso evita ressecamento nas peles secas, irritação nas sensíveis e o efeito rebote nas oleosas.

Revitart Faces Hidratantes

A linha de hidratantes Revitart Faces possui opções para serem usadas durante o dia – com fórmulas específicas para peles normais a oleosas – e também durante a noite – com propriedades que combatem o envelhecimento precoce | À venda nas Farmácias Associadas.

Ah, e não esqueça de, depois da utilização, efetuar a limpeza da escova com um sabonete neutro. Essa é uma medida importante para evitar o acúmulo de bactérias.

Gostou das informações que selecionamos sobre o uso da escova de limpeza facial? Você já conhecia o acessório? Tem o hábito de utilizá-lo em sua rotina de cuidados faciais? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s