Como lidar com a caspa? Conheça 7 dicas para combater o problema

como lidar com a caspa

Que a caspa é um problema relativamente comum a gente já imaginava. Agora, dá para acreditar que aproximadamente 50% da população adulta no mundo todo sofre com a descamação do couro cabeludo? Pois é essa a estatística apontada por um estudo publicado no Jornal de Dermatologia Clínica e Investigativa.

O principal sintoma da caspa é a grande quantidade de flocos brancos ou amarelados – resultantes da descamação – que aparecem pelos fios dos cabelos e no próprio couro cabeludo. Existem vários níveis de condição de caspa, variando do simples ao grave. Os casos mais intensos correspondem à dermatite seborreica e podem ocasionar coceira e sensação de tensionamento no couro cabeludo.

Por ser erroneamente associada à falta de higiene, a caspa costuma ter um impacto negativo na qualidade de vida, principalmente em razão da descamação ser muito visível. A boa notícia é que o problema pode ser controlado com a adoção de alguns hábitos simples. Confira abaixo quais são eles e veja como manter o couro cabeludo mais saudável.

como combater a caspa

O QUE É A CASPA

A caspa é um problema comum em que aglomerados de células mortas da pele aparecem no couro cabeludo, formando flocos de pele brancos ou amarelados. É também uma característica dos casos de dermatite seborreica no couro cabeludo. 

A dermatite seborreica é uma inflamação na pele que causa principalmente descamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo e orelhas. É uma doença de caráter crônico, com períodos de melhora e piora dos sintomas, mas que não é contagiosa.

O quadro pode ter origem genética ou ser desencadeado por agentes externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, baixa temperatura, consumo de álcool, uso de determinados medicamentos, excesso de oleosidade e presença de fungos.

7 DICAS PARA AMENIZAR A CASPA
1) Mantenha os fios limpos

Como falamos anteriormente, a caspa é erroneamente associada à falta de higiene. Entretanto, manter a lavagem constante dos fios, de acordo com a necessidade de cada tipo de cabelo, pode ajudar a amenizar o problema nos casos em que o mesmo está ligado ao excesso de oleosidade.

2) Use um shampoo anticaspa

A ocorrência de caspa pode ser tratada através do uso de shampoos anticaspa. Nesse sentido, é recomendado consultar um dermatologista para avaliar o caso e definir qual o melhor produto a ser utilizado. Cabe ao especialista, por exemplo, receitar o uso de shampoos que contenham agentes antifúngicos – que atuam contra fungos – ou seborreguladores – que ajudam a controlar a oleosidade. 

Via de regra os shampoos de tratamento fazem pouca espuma e o ideal é aplicar no couro cabeludo e deixar agir por alguns minutos de acordo com as instruções da embalagem.

dicas para lidar com a caspa

3) Evite o uso de condicionadores na raiz

A caspa não impede que você mantenha sua rotina de cuidados com os fios, como o uso de condicionador e máscaras hidratantes. Entretanto é preciso ter cautela para não aplicar tais produtos na raiz do cabelo.

É que muitas vezes, quando aplicamos cremes mais densos na raiz do cabelo, o couro cabeludo vai acumulando todos os resíduos desses produtos, o que proporciona o excesso de oleosidade na região. Esse processo, naturalmente, acaba refletindo na formação da caspa. Por isso, procure fazer a aplicação de cremes hidratantes e condicionadores somente no comprimento dos fios.

4) Evite lavar o cabelo com água muito quente

Quando lavamos o nosso cabelo com a água na temperatura muito quente, isso faz com que a oleosidade aumente na região, favorecendo o surgimento da caspa. Sendo assim, prefira enxaguar os fios com água fria ou morna.

5) Encontre formas de controlar o estresse

Sabia que momentos de estresse e ansiedade também causam uma grande incidência de caspa? Isso se deve ao fato da pele possuir uma relação muito forte com todo o sistema emocional. Assim, muitas doenças dermatológicas, como a dermatite seborreica, podem ter ligação com o estresse

Portanto, se você percebeu que a caspa veio junto com algum período de irritação, nervosismo ou ansiedade, buscar formas de aliviar a sobrecarga emocional pode ser uma saída para amenizar a descamação.

6) Mantenha um tratamento regular

Por se tratar de uma condição crônica, ou seja, de longa duração, é importante cuidar das crises mas também é essencial manter um tratamento regular.

Assim, o médico dermatologista pode receitar o uso de shampoos para períodos em que a descamação está mais leve e de medicamentos orais para momentos mais críticos. Tenha em mente que cabe ao especialista recomendar o melhor tratamento, mas que é importante não abandonar os bons hábitos quando a caspa parece estar sob controle.

como amenizar a caspa

7) Cuide da alimentação

De forma geral, uma dieta rica em gordura e açúcares prejudica o funcionamento das glândulas do corpo, inclusive as sebáceas, contribuindo para o surgimento da caspa. Por isso, uma alimentação equilibrada também contribui para a saúde do couro cabeludo.

Embora não exista um tratamento ou cura definitivos para a caspa, as dicas que listamos aqui podem auxiliar no combate à descamação. Entretanto, procurar a orientação de um médico dermatologista é sempre o melhor caminho para lidar com problemas específicos da pele ou do couro cabeludo. Aliás, conta pra gente: você já tem ou teve caspa? Como foi a sua experiência? Tem algum conselho bacana? Compartilhe conosco nos comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s