Dia da Saúde Bucal: 7 cuidados para manter dentes e boca saudáveis

cuidados com a saúde bucal

O dia 25 de outubro marca o Dia Nacional da Saúde Bucal, uma data criada para chamar a atenção para importância dos cuidados com esta parte do corpo. Afinal, a saúde do dentes e de toda a região bucal vai muito além de um belo sorriso: a boca tem um papel importante na fala, na respiração e na mastigação.

Para contribuir com essa iniciativa, reunimos a seguir os principais cuidados que ajudam a manter dentes e boca saudáveis. Aproveitamos para lembrar também que o SUS – Sistema Único de Saúde oferece serviços gratuitos de tratamento dentário, basta buscar informações na unidade de saúde mais próxima de você. 😉

7 DICAS DE COMO MANTER A SAÚDE BUCAL

1) Escolha os produtos adequados

Escolher produtos de higiene adequados é o primeiro passo para uma boa higiene bucal. Escovas de dentes com cerdas macias, por exemplo, costumam ser as mais indicadas, uma vez que limpam os dentes sem desgastar sua superfície e também evitam retrações da gengiva. Também é legal que a escova possua a cabeça pequena, pois facilita o alcance a todos os espaços da boca. 

A mesma atenção deve ser dispensada ao creme dental. Produtos com flúor e de baixa abrasividade são os ideais. Em relação ao enxaguante bucal, escolha o produto de acordo com a orientação do seu dentista, visto que existem muitos tipos de enxaguantes com ativos e funções diferentes.

escovação dos dentes dicas

2) Use o fio dental (e escove os dentes) após as refeições

É claro que o ideal é escovar os dentes sempre após comer alguma coisa. Porém, se isso não for possível, procure ao menos realizar a escovação após as principais refeições. Dessa forma você evita não apenas o mau hálito como a proliferação de bactérias que podem ocasionar diversos problemas bucais.

saúde dos dentes dicas e cuidados

3) Higienize a língua durante a escovação

É importante higienizar a língua durante a escovação para evitar o acúmulo de resíduos que, por sua vez, podem ocasionar a proliferação de bactérias na boca. Essa limpeza pode ser feita com a própria escova de dentes ou com um limpador próprio de língua.

Ah, outra dica legal sobre higiene bucal é realizar um bochecho antes de iniciar a escovação dos dentes. Esse procedimento ajuda a eliminar os resíduos de alimentos, evitando que eles acumulem na escova.

4) Troque a escova a cada três meses

A escova de dentes quando tem as cerdas desgastadas ou deformadas perde a eficácia de limpeza. Por isso, o ideal é que a escova seja substituída por uma nova a cada três meses ou sempre que você perceber o desgaste.

5) Evite alimentos com alto teor de açúcar

A frequência no consumo de alimentos doces, principalmente aqueles com sacarose, aumenta o desenvolvimento das cáries. Por isso, é fundamental ter moderação no consumo de alimentos ricos em açúcar. Se não for possível evitar o consumo, procure escovar os dentes com maior atenção após a ingestão de doces, balas e chicletes.

6) Capriche na escovação antes de dormir

Você é do time que morre de preguiça de escovar os dentes antes de dormir e muitas vezes pega no sono deixando de lado a higiene bucal? Pois saiba que esse é um péssimo hábito.

É que durante a noite o fluxo salivar diminui e a boca fica mais seca. Sem a presença de saliva as bactérias têm mais chances de se proliferar. E o resultado disso pode ser cárie, mau hálito e outros problemas bucais.

dia nacional da saúde bucal

7) Visite o dentista regularmente

Da mesma forma que você realiza exames médicos preventivos regularmente, também é necessário consultar o dentista a cada seis meses ou pelo menos uma vez por ano. Além de avaliar a saúde bucal como um todo, a consulta odontológica é importante para prevenir cáries, gengivite, acúmulo de placa bacteriana e inflamações.

Aliás, quanto tempo faz que você não faz uma visita ao seu dentista? Você gostaria de ver aqui no blog algum conteúdo específico sobre saúde bucal? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s