Álcool em gel em crianças: confira os cuidados que você deve ter

álcool em gel em crianças

O álcool em gel é um produto que já faz parte da nossa rotina. Afinal, juntamente com a lavagem das mãos, ele é um importante aliado na prevenção do coronavírus

Acontece que, embora a utilização do álcool em gel seja relativamente simples, quando se trata do uso em crianças alguns cuidados precisam ser observados, principalmente em relação ao risco de irritações na pele ou até mesmo ingestão acidental.

Dessa forma, listamos aqui os principais cuidados que precisamos ter na utilização do álcool em gel em crianças. Confira quais são eles e, em caso de dúvidas, consulte sempre o pediatra ou dermatologista de sua confiança. 

5 CUIDADOS IMPORTANTES NO USO DO ÁLCOOL EM GEL EM CRIANÇAS
1) Racionalize o uso do álcool em gel

Lavar as mãos das crianças com água e sabão ainda é a forma mais eficaz de higienização para controlar a propagação do coronavírus. Por isso, o ideal é restringir o uso do álcool em gel para as ocasiões em não há acesso a um local apropriado para a lavagem das mãos.

Aliás se você tem dúvidas sobre o uso e a eficácia do álcool em gel, a dica é conferir aqui no blog o post Você usa o Álcool em Gel do jeito certo? Veja 5 dicas para não errar.

coronavírus e crianças cuidados na prevenção

2) Fique de olho no aspecto da pele da criança

O uso do álcool em gel, principalmente quando em excesso, pode ressecar a pele e causar irritação. Assim, fique sempre atenta ao aspecto das mãos da criança, em especial a sinais como descamação, vermelhidão e coceira. Caso você verifique tais sintomas, suspenda o uso do produto e procure atendimento médico para que seja indicado algum creme ou pomada para aliviar a irritação.

Na hora de comprar o álcool em gel também é legal priorizar produtos que contenham ingredientes hidratantes na fórmula, uma vez que ajudam a prevenir o ressecamento.

3) Monitore a criança logo após a aplicação

Ao aplicar o álcool gel nas mãos da criança, fique por perto até que a substância seque. Esse cuidado é necessário para evitar que a criança coloque a mão na boca ou nos olhos

Vale lembrar que ao levar a mão à boca com a substância úmida, a criança pode apresentar sinais semelhantes à ingestão de bebida alcoólica, como tontura e sonolência. Já o contato dos olhos com o álcool em gel pode ocasionar irritação, vermelhidão e até mesmo queimaduras.

4) Mantenha as embalagens fora do alcance da criança

Muitas embalagens de álcool em gel possuem um visual colorido e muitas vezes até lúdico, o que pode despertar o interesse das crianças. Por isso, é importante deixar o produto longe do alcance dos pequenos, uma vez que, movidos pela curiosidade, podem levar a substância à boca ou até mesmo aos olhos. Outro cuidado fundamental é evitar armazenar o álcool em gel em embalagens diferentes da original ou não etiquetadas.

cuidados com álcool em gel

5) Faça a aplicação longe de fontes de calor

O álcool, ainda que em gel e na concentração 70%, é altamente inflamável e pode causar acidentes quando exposto a fontes de calor. Assim, ao aplicar o produto, mantenha-se longe do fogo e do calor, pois o álcool ao ser aquecido pode facilmente ocasionar queimaduras na pele

Em ocorrendo queimaduras, a orientação é entrar em contato imediatamente com o médico. Evite utilizar pomadas ou outros medicamentos no ferimento e em hipótese alguma faça uso de substâncias caseiras, como pasta de dente por exemplo, pois podem agravar a situação.

Agora que você já conferiu quais são os principais cuidados no uso do álcool em gel em crianças, conta pra gente: como está na sua casa a adesão às medidas de prevenção pelos pequenos? As crianças já se acostumaram ao uso da máscara? E à aplicação do álcool em gel? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s