Como aliviar a tensão muscular? 6 dicas que podem ajudar

como aliviar a tensão muscular dicas

A má postura costuma ser apontada como a principal causa da tensão muscular. Mas você sabia que fatores emocionais, como estresse e ansiedade, também podem ser responsáveis pelas dores nos ombros, pescoço e costas? Saber disso é fundamental para encontrar meios de aliviar e até mesmo acabar com essas dores que chegam de leve mas que acabam interferindo bastante em nossa qualidade de vida.

Assim, considerando as principais causas da tensão muscular, relacionamos algumas dicas que podem ajudar você a acabar com o desconforto. Confira as sugestões e lembre-se que, se os sintomas persistirem, é fundamental procurar a ajuda de um profissional da saúde para avaliar o seu quadro e propor o tratamento adequado.

dicas para aliviar a tensão muscular
6 DICAS DE COMO ALIVIAR A TENSÃO MUSCULAR
1) Experimente os benefícios do alongamento

A tensão muscular costuma atingir principalmente costas, ombros e pescoço, e para aliviar essas dores uma boa opção é a prática de exercícios de alongamento. A atividade, além de ajudar a reduzir tensões, também melhora a flexibilidade e evita problemas posturais. 

Para saber mais sobre os movimentos indicados você pode conferir aqui mesmo no blog o post 9 exercícios de alongamento para viver melhor e envelhecer bem.

2) Observe sua postura

Seja ao utilizar o computador, executar trabalhos domésticos ou quaisquer outras atividades, é comum adotarmos vícios posturais que prejudicam o nosso corpo. E embora pareçam inofensivos, com o tempo esses hábitos acabam por gerar dor e tensão.

Assim, procure ficar de olho na forma como você se posiciona para realizar as tarefas do cotidiano. Ao usar o computador, por exemplo, busque deixar as costas eretas e mantenha a tela no nível dos olhos, sem a necessidade de abaixar a cabeça. Também é legal, ao longo do dia, movimentar seu pescoço com pequenos alongamentos que relaxam a musculatura. E para quem trabalha sentado, a dica é levantar-se de vez em quando e esticar o corpo como se estivesse espreguiçando.

3) Dê um tempo no uso do celular

O uso em excesso do celular pode agravar a tensão na área do pescoço e das costas. Mas não é só isso. Ficar o tempo todo de olho no e-mail, no WhatsApp, nas redes sociais e até mesmo nos sites de notícias contribui para o aumento do estresse e impede o descanso tanto do corpo quanto da mente.

tensão muscular como aliviar

4) Utilize compressas de água morna

Compressas de água morna são ótimas para proporcionar relaxamento. Principalmente em casos de contratura muscular, que é quando o músculo contrai de forma errada e não retorna ao seu estado natural de relaxamento, a exemplo dos torcicolos. 

Uma recomendação importante é usar as compressas com moderação, dosando bem a temperatura da água para evitar queimaduras e também evitando deixá-las no local tensionado por mais de 20 minutos.

5) Recorra a massagens

O simples ato de pressionar as pontas dos dedos na região afetada, fazendo movimentos circulares por cerca de dois minutos, tem o poder de amenizar bastante a sensação de dor causada pela tensão muscular. 

E os resultados podem ser ainda mais efetivos se você utilizar cremes específicos para aliviar tensões musculares, como é o caso do Creme de Arnica Revitart Basics.

Creme de Arnica Revitart Basics

Creme de Arnica Revitart Basics | À venda nas Farmácias Associadas

Composto por substâncias hidratantes e emolientes, o Creme de Arnica Revitart Basics ainda possui extratos vegetais de Arnica Montana, Aloe Vera e Castanha da Índia, ideais para aliviar o desconforto causado pela tensão.

6) Procure identificar situações de estresse

Como já salientamos, a tensão muscular pode ser uma consequência do estresse. Por isso, aprender a reconhecer que determinada situação pode ser fonte de tensão é o primeiro passo para lidar melhor com ela.

É claro que ter consciência do problema não faz com ele desapareça, mas ajuda no controle das emoções e sentimentos. Quando você sabe de onde surgem os sintomas de estresse, fica mais fácil desenvolver mecanismos para evitá-los.

Por falar em reconhecer situações de estresse, você sabe dizer o que deixa o seu corpo tenso? Quais são as principais causas da tensão muscular que afetam você? E quais são os truques que você utiliza para amenizar os sintomas? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s