Doação de sangue: faça parte dessa corrente do bem

doação de sangue como ser um doador

A data de 14 de junho foi instituída pela Organização Mundial da Saúde como o Dia Mundial do Doador de Sangue. É uma oportunidade para agradecer aos doadores voluntários por esse gesto que pode salvar vidas e também para conscientizar sobre a necessidade de se fazer doações regulares de sangue.

Neste ano, a data torna-se ainda mais importante visto que, em virtude do coronavírus, os postos de coleta de sangue começaram a apresentar baixa no número de doadores. Essa diminuição pode ser explicada pelo medo do doador se contaminar em um ambiente hospitalar, além das restrições caso ele tenha tido contato com pacientes que apresentaram sintomas de covid-19.

O Ministério da Saúde adverte que, embora a preocupação descrita acima seja válida, é importante ajudar na manutenção dos estoques de sangue, afinal muitos pacientes continuam precisando das doações. Dessa forma, os hospitais e hemocentros passaram a adotar uma série de providências para tornar o procedimento ainda mais seguro, como a higienização das áreas comuns e medidas que evitam a aglomeração de pessoas.

Mais do que nunca, essa corrente do bem precisa de adeptos e também de apoiadores. Por isso, confira como a rede pública vem se preparando para receber o doador de sangue com mais segurança e quais os requisitos para fazer a doação.

Doação de sangue coronavírus

POSTOS DE COLETA REFORÇAM SEGURANÇA AO DOADOR

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, hospitais e hemocentros passaram a adotar procedimentos especiais para tornar o ambiente mais seguro aos doadores de sangue.

O Hemocentro do Estado do RS, por exemplo, passou a disponibilizar o agendamento da doação, com o objetivo de evitar aglomerações e diminuir a possibilidade de contágio por coronavírus.

Além disso, foram colocadas cadeiras na rua, em uma área aberta, para que as pessoas fiquem em um ambiente arejado durante a espera. O local de coleta possui espaço para seis pessoas, mas somente três doam por vez, para que algumas cadeiras permaneçam vazias. 

A dica é entrar em contato com o posto de coleta mais próximo de você e se informar sobre as medidas de segurança e  a possibilidade de agendamento da doação de sangue.

doador de sangue como doar

QUEM PODE SER UM DOADOR DE SANGUE

No Brasil, pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos.

Também é necessário pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar em jejum. No dia, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

Em relação ao Coronavírus, são considerados doadores inaptos para a doação de sangue por um período de 30 dias aqueles que apresentarem sintomas respiratórios e febre ou se tiverem tido contato, há menos de 30 dias, com casos suspeitos ou confirmados de COVID-19.

Vale salientar que antes da doação é realizada uma entrevista que analisa outros aspectos importantes e que tem o objetivo de dar maior segurança para o doador e também para os pacientes que receberão o sangue. Por isso, é fundamental que você seja sincero ao responder as perguntas. Para saber mais sobre os impedimentos temporários para doação de sangue basta conferir as orientações do Ministério da Saúde.

Lembre-se que uma única doação pode salvar até quatro vidas. Um simples gesto de amor e solidariedade pode gerar muitos sorrisos. Faça sua parte, independentemente de parentesco com quem receberá a doação. E se você não puder ser um doador, que tal embarcar conosco na divulgação dessa causa? 🙂


* Com informações de Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s