Como fazer máscara de tecido e o que você precisa saber sobre ela

como fazer máscara de tecido

O uso da máscara de tecido é uma forma de reforçar a proteção contra o coronavírus, junto com o distanciamento social e a higienização das mãos. Além do Ministério da Saúde recomendar fortemente a utilização da máscara, vários Estados, a exemplo do Rio Grande do Sul, vêm tornando seu uso obrigatório em áreas públicas e em ambientes fechados nos quais haja aglomeração ou grupos de pessoas.

Uma das vantagens da máscara de pano é que ela pode ser facilmente confeccionada em casa com qualquer pedaço de tecido que esteja à disposição. Vale desmanchar aquela camisa velha, a camiseta que você não usa mais e assim por diante.

E para ajudar você nessa missão de proteção, selecionamos alguns tutoriais que explicam como fazer a máscara, além de dicas importantes sobre seu uso e manutenção. Confira as informações e vamos juntos nessa corrente de cuidado e prevenção!

como fazer máscaras de tecido

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A MÁSCARA DE TECIDO

1) Em primeiro lugar, é preciso dizer que a máscara é individual. Não pode ser dividida com ninguém, nem com membros da família ou pessoas que moram com você. Então se a sua família é grande, saiba que cada um tem que ter as suas próprias máscaras;

2) A máscara pode ser usada até ficar úmida. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha mais de uma máscara de tecido. Recentemente o Ministério da Saúde recomendou que cada pessoa tenha pelo menos cinco máscaras de pano;

recomendações máscara de tecido

3) Na hora de confeccionar a máscara, fique atento para o fato de que ela deve servir como barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano;

4) Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz, não restando áreas desprotegidas no rosto;

5) Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja quando precisar trocar;

6) Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por cerca de 30 minutos e depois coloque para secar.

COMO FAZER A SUA MÁSCARA DE TECIDO

As máscaras de pano podem ser confeccionadas com a ajuda da máquina de costura. Se você tiver familiaridade com o uso da ferramenta e quiser fazer uso dela, basta seguir o tutorial disponível na página do Facebook do Ministério da Saúde.

 

Agora, se você não tiver máquina de costura, não precisa desanimar não. A máscara também pode ser confeccionada com a utilização apenas de linha e agulha, conforme o vídeo abaixo.

 

E se você não tiver nenhuma habilidade com agulha, também existe a opção de fazer uma máscara através da dobra correta do tecido e da utilização de elástico. Confira o tutorial no vídeo que segue.

E então, viu como é fácil fazer a sua própria máscara de tecido? Você tem alguma dica para ajudar na hora da confecção? Conhece algum tutorial que pode auxiliar? Conta pra gente nos comentários!


* Com informações de Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s