Como pintar o cabelo em casa: 9 truques para um bom resultado

como pintar o cabelo em casa

Boa parte dos salões de beleza tiveram que fechar temporariamente suas portas devido à crise do coronavírus e por conta disso muita gente tem se aventurado por conta própria na hora de retocar os fios ou mesmo mudar a cor do cabelo.

Embora tingir os fios não seja um procedimento lá muito simples para quem ainda não tem experiência, a boa notícia é que com alguns cuidados básicos é possível sim pintar o cabelo em casa e chegar a um resultado bem bacana. Confira as dicas que selecionamos e veja como cuidar das madeixas antes, durante e após a coloração. 🙂

como escolher o tom de tinta
9 DICAS PARA PINTAR O CABELO EM CASA
Cuidados antes de colorir
1) Programe um ciclo de hidratação

Quanto mais saudável estiver o seu cabelo, melhor será o resultado da coloração. Nesse sentido, um erro bastante comum é tratar os fios apenas após o procedimento químico. O ideal é que, uma ou duas semanas antes da aplicação, você faça uma hidratação bem bacana e prepare as madeixas para receber a tinta.

2) Compre os produtos certos

Além de investir em produtos de qualidade, é importante que você calcule a quantidade que será necessária para cobrir os fios. Já imaginou começar a aplicação e faltar tinta para cobrir todo o cabelo? Um sufoco, né? Para cabelos curtos uma caixinha costuma ser suficiente, enquanto que os longos podem exigir duas ou até três unidades do kit coloração.

Ah, e se você não tem muita certeza sobre a escolha da cor, opte por tons mais claros. Caso o resultado não fique como o esperado, depois é mais fácil de corrigir com uma coloração mais escura.

3) Faça o teste de sensibilidade

Mesmo que você já tenha utilizado o produto outras vezes, é indispensável fazer o teste de sensibilidade. Para isso, prepare uma pequena quantidade da coloração, como se fosse fazer uma aplicação, e com o auxílio de um cotonete aplique um pouco da substância atrás da orelha ou na parte interna do braço. Deixe secar e observe o resultado. 

Caso você perceba algum tipo de anormalidade ou alergia na região do teste, o indicado é não usar essa tinta. Também chamado de teste de toque, esse procedimento deve ser realizado pelo menos 48 horas antes de pintar o cabelo. 

4) Mantenha os fios limpos

Você já deve ter ouvido falar que a oleosidade ajuda a proteger o couro cabeludo. Entretanto, se o cabelo estiver muito sujo pode prejudicar a fixação da coloração e até mesmo comprometer o resultado. Portanto lave os fios um dia antes de pintar, utilizando um shampoo suave para retirar o excesso de oleosidade.

truques para pintar o cabelo em casa

Cuidados durante a coloração
5) Comece pelo teste de mecha

Como o próprio nome dá a entender, o teste de mecha consiste em pintar apenas uma mechinha do cabelo antes de fazer a aplicação do produto por completo

O legal é que isso permite que você veja exatamente com qual tom a tintura vai ficar no seu fio. Além disso, também possibilita observar se o cabelo vai ficar muito poroso ou quebradiço e, principalmente em casos de descolorações muito agressivas, se vai suportar o procedimento. Afinal, na pior das hipóteses, é melhor comprometer só uma mechinha do que o cabelo todo não é mesmo?

6) Proteja a pele de manchas indesejadas

Para que a pele ao redor dos cabelos não fique com aquelas manchas mais escuras, passe um creme hidratante no contorno do rosto e das orelhas, além da região da nuca que fica em torno do couro cabeludo.

7) Divida o cabelo para facilitar

Para que o processo de aplicação fique mais fácil, divida o cabelo em quatro partes (primeiro ao meio – esquerda e direita – e depois cada lado em superior e inferior). 

Inicie a aplicação da raiz para as pontas. Comece pelas divisões da nuca e siga em direção à testa. Cuide para aplicar bem na parte de cima da cabeça. Massageie então o cabelo para espalhar a coloração de forma igual e garantir que todos os fios sejam tingidos. 

É indispensável o uso de pincel e luvas para que você possa manusear os produtos com segurança. Depois basta esperar o tempo recomendado pelo fabricante e enxaguar.

dicas de como pintar o cabelo em casa

Cuidados após a aplicação
8) Evite a água muito quente

Após a coloração o cabelo costuma ficar mais elástico e fragilizado. Então é importante evitar agressões como a água muito quente e o secador. Se for inevitável secar os fios, opte por utilizar o aparelho em temperaturas mais baixas.

9) Invista em produtos para cabelos coloridos

Os fios que passam por processos químicos precisam de reposição de nutrientes, por isso os shampoos, condicionadores e máscaras específicos para esse tipo de cabelo são os produtos mais indicados para manter a beleza das madeixas.

E então o que você achou das dicas para pintar o cabelo em casa? Você já costumava cuidar dos fios em casa ou é uma novidade na sua rotina? Conhece algum truque que pode ajudar? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s