Ansiedade e coronavírus: 7 dicas para ficar bem na quarentena

ansiedade e coronavírus dicas para ficar bem

Para desacelerar a contaminação pelo novo coronavírus, as autoridades municipais e estaduais, o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde têm feito um apelo no sentido de que as pessoas permaneçam em casa e evitem deslocamentos desnecessários, ou seja, fiquem em quarentena voluntária.

Embora a possibilidade de ficar em casa seja um privilégio, visto que muitas pessoas exercem atividades essenciais e precisam sair às ruas para desempenhá-las, nem por isso o isolamento social é algo fácil de ser enfrentado. A mudança abrupta no cotidiano pode desencadear sintomas de ansiedade, e saber como amenizá-los nesse momento é um aprendizado importante.

Nesse sentido, selecionamos algumas dicas que podem fazer com que esse período complicado seja vivido de uma forma mais leve, na medida do possível. Confira as sugestões e veja como cuidar da saúde mental em tempos de quarentena.

como controlar a ansiedade em tempos de coronavírus

DICAS PARA FICAR BEM NA QUARENTENA
1) Crie uma rotina

Estabelecer uma rotina ajuda a manter o foco e proporciona a sensação de controle. Assim, se você continua trabalhando, porém em casa, estabeleça horários e procure segui-los. Não faça do home office uma desculpa para exagerar no número de horas trabalhadas. Programe o período de sono, acorde mais cedo para tomar café e procure durante o dia trocar o pijama por roupas confortáveis.

2) Alimente-se bem

É tempo de fortalecer o sistema imunológico. Por isso, priorize uma alimentação saudável e inclua no cardápio frutas ricas em vitamina C e vegetais frescos. 

Evite os alimentos industrializados e ricos em açúcar e gorduras, assim como o álcool. É claro que você pode se permitir comer um petisco menos saudável de vez em quando ou tomar um drink, o importante é que essas opções sejam exceções e não a regra da rotina alimentar.

como lidar com a ansiedade na quarentena

3) Mantenha o espaço organizado

O exterior reflete o nosso interior e organizar fora é organizar dentro. Ou seja, quando você mantém o ambiente organizado, isso ajuda a acalmar a mente. Louça limpa, cama arrumada, roupas no lugar, tudo isso pode fazer você se sentir melhor durante esse período tão necessário de isolamento. 

4) Pratique alguma atividade física

Ainda que a atividade física não fizesse parte da sua rotina antes da quarentena, você já deve ter percebido que está se movimentando menos dentro de casa, uma vez que os trajetos estão reduzidos. Dessa forma, fazer algum tipo de exercício físico é ótimo para liberar substâncias que deixam o corpo mais relaxado e a mente tranquila, e que também fortalecem o sistema imunológico.

bem estar em tempo de coronavírus

5) Tenha um momento de lazer

Reserve um momento do dia para fazer algo simplesmente por prazer. Pode ser ler um livro, ver uma série ou qualquer hobby que lhe traga alegria. Essas atividades são importantes para deixar a rotina mais leve e relaxar a mente.

6) Evite o excesso de informação

Manter-se informado é essencial, mas é legal estipular um limite. Escolha fontes confiáveis e evite consumir todo e qualquer conteúdo sobre o tema. Ficar o tempo todo assistindo aos noticiários, por exemplo, não é uma boa ideia. Escolha um horário do dia para se informar, do contrário você passará o tempo todo pensando em um único assunto.

Vale lembrar também que em momentos como esse é natural que as redes sociais pareçam às vezes desgastantes, pois tempos de incerteza podem deixar as pessoas irritadas e ansiosas. Se você perceber que estar conectada não está fazendo bem, procure dar um tempo e evite, por exemplo, olhar toda hora as notificações do celular.

7) Respeite o seu ritmo

Cada pessoa tem uma forma de encarar as coisas. Assim, não se culpe por estar menos produtiva, mais dispersa ou algo do gênero. Talvez você ainda não esteja conseguindo ter uma boa alimentação ou praticar exercícios físicos, e tudo bem, tudo tem o seu tempo. O mais importante é que, à sua maneira, você fique bem e consiga se cuidar e cuidar de quem você ama. 

E lembre-se que o isolamento necessário para conter a pandemia do coronavírus pode aflorar sentimentos de solidão e abandono, portanto use a tecnologia para ficar próxima das pessoas que você mais gosta: faça ligações, converse pelo WhatsApp, realiza videoconferências. Faça com que o afastamento seja apenas físico, mas se mantenha emocionalmente próxima. 

E se você tem alguma dica para enfrentar esses dias tensos, conta pra gente nos comentários. Embora no momento estejamos fisicamente distantes, seguimos todos juntos nessa jornada. ❤

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s