Coronavírus: quais os sintomas e o que fazer se eles aparecerem

coronavírus sintomas

A Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, já é uma realidade entre nós. O vírus já circula pelo país e o nosso papel, agora, é tomar todos os cuidados para a prevenção e ficar atentos aos sintomas.

Como uma síndrome respiratória, a Covid-19 pode ser facilmente confundida com uma gripe. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os sintomas mais comuns são febre, que pode ser alta, tosse, cansaço e dificuldade para respirar. Alguns pacientes também podem apresentar dores no corpo, congestão nasal, dor de garganta e até diarreia. Na maioria das pessoas, esses sintomas são leves e devem ser tratados em casa, para evitar a superlotação das unidades de saúde. 

Porém, em uma pequena parcela da população, principalmente idosos e pessoas com doenças pré-existentes, esses sintomas podem se complicar rapidamente, o que requer uma ação imediata. Ao sentir dificuldade para respirar ou febre alta persistente, procure o seu médico ou os serviços de saúde imediatamente.

Para desafogar os postos de atendimento em tempos de epidemia, o governo federal incentiva o tele-atendimento, ou seja, a orientação médica e o acompanhamento dos doentes ou pacientes suspeitos de ter contraído a Covid-19 em casa, pelo telefone.

Ao sentir os sintomas, procure o serviço de saúde de sua cidade na modalidade remota, se houver, para ter mais orientações. Se os sintomas se agravarem, especialmente com respiração ofegante e falta de ar, procure a unidade de saúde ou a emergência do hospital imediatamente.

Fique ligado

– No Rio Grande do Sul, ligue para o Dique Vigilância da Secretaria Estadual da Saúde, pelo número 150.

– Você também pode ligar para o Disque Saúde do Sistema Único de Saúde, pelo telefone 136.

QUADRO SINTOMAS COVID 19

*Fonte: Ministério da Saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s