Como amenizar os sintomas da ressaca (e dicas para evitá-la)

como amenizar os sintomas da ressaca

Fevereiro é época de férias, praia e carnaval, e por isso muita gente se deixa levar pelo clima de descontração e exagera vez que outra no consumo de bebida alcoólica. E quando isso acontece, você já sabe o que lhe espera no dia seguinte: uma ressaca nada agradável e que parece não ter fim.

Quando o assunto é amenizar os sintomas da ressaca, vale lembrar do velho ditado que diz que “é melhor prevenir do que remediar”. Assim, além de dicas sobre como curar a ressaca, relacionamos aqui algumas sugestões para evitar ao máximo ultrapassar os limites do seu corpo ao consumir bebidas alcoólicas. 

Veja as informações que selecionamos e aproveite para começar a curtir o dia seguinte das festas com muito mais saúde e disposição!

como acabar com a ressaca

O QUE É A RESSACA?

A ressaca é uma resposta do organismo que foi maltratado por uma agressão externa, que no caso é o álcool. Qualquer tipo de bebida alcoólica pode ocasionar essa situação, basta que o indivíduo consuma uma dose maior do que o organismo é capaz de metabolizar.

Alguns fatores podem contribuir para a ocorrência da ressaca. Entre eles temos a alta velocidade do consumo, a falta de hidratação e o ato de beber de estômago vazio.

COMO AMENIZAR OS SINTOMAS DA RESSACA?

Uma vez que você tenha exagerado no consumo de bebida alcoólica, no outro dia podem surgir sintomas como queda da força muscular, dor de cabeça, enjoo, diarreia, sensibilidade à luz e forte sensação de cansaço. Para amenizá-los, as seguintes medidas podem ser úteis:

1) Beba muita água. Um dos principais problemas provocados pelo excesso de álcool é a desidratação. Além de o álcool ser diurético, outros efeitos relacionados a ele, como o suor e o vômito, podem agravar ainda mais a desidratação. Portanto capriche na hidratação no dia seguinte do excesso alcoólico.

2) Aposte nos sucos naturais. Bebidas que têm grande quantidade de frutose – que é o açúcar das frutas – aceleram o metabolismo do álcool. Por tal motivo, é recomendado o consumo de sucos naturais. Também pode ser legal ingerir mel, uma vez que o alimento tem alta concentração de frutose.

o que comer quando se está de ressaca

3) Alimente-se bem. Evite ficar em jejum e procure fazer refeições leves. Priorize legumes, verduras, frutas e carboidratos e evite alimentos gordurosos. A gordura é mais difícil de ser digerida e por isso pode piorar os efeitos da ressaca.

4) Evite o uso de medicamentos como aspirina e paracetamol. Tais substâncias podem irritar ainda mais o fígado e a mucosa do estômago.

5) Procure descansar o máximo que puder. A eliminação total do álcool pelo organismo pode levar até 12 horas. Enquanto o seu corpo trabalha duro na metabolização, o ideal é permanecer em repouso.

como curar ressaca

6) Evite beber álcool para curar a ressaca. A crença de que beber novamente ajuda a aliviar a ressaca é apenas um mito. Pode até surtir um efeito benéfico momentâneo, porém os sintomas tendem a retornar com maior intensidade quando você parar novamente de beber.

E O QUE PODE AJUDAR A EVITAR A RESSACA?

Beber com moderação é o princípio básico para quem quer acordar bem no outro dia. E para cumprir esse propósito, siga três dicas simples:

  • Não beba de estômago vazio. Faça uma refeição antes – caso o local não ofereça comida – ou procure comer assim que chegar;
  • Hidrate-se antes, durante e depois da ingestão de bebida alcoólica;
  • Intercale uma dose de álcool e uma dose de água. Dessa forma, além de manter a hidratação, você também bebe mais devagar.

E então, preparada para aproveitar as festas e confraternizações de uma forma mais equilibrada? Você tem algum truque para manter a ressaca bem longe? Conta pra gente nos comentários!


* Com informações de Ministério da Saúde e Hospital Albert Einstein.

2 comentários sobre “Como amenizar os sintomas da ressaca (e dicas para evitá-la)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s