Você conhece o teste gratuito de HIV? Veja 5 motivos para fazê-lo

teste gratuito de HIV motivos para fazer

Você sabia que no Brasil é possível fazer o teste para diagnóstico do HIV (o vírus causador da AIDS) de forma gratuita pela rede pública de saúde? É isso mesmo, o Sistema Único de Saúde – SUS disponibiliza desde exames laboratoriais até testes rápidos que detectam o vírus em cerca de 30 minutos

Realizar o teste com regularidade é uma principais recomendações do Ministério da Saúde em relação à prevenção da AIDS. Como nem todo mundo que tem HIV apresenta sintomas, é possível que uma pessoa viva anos sem saber que está contaminada. E essa situação gera uma série de consequências preocupantes, como o atraso no início do tratamento e a possibilidade de transmitir o vírus para outras pessoas caso as devidas medidas de prevenção não sejam tomadas.

E com a chegada do dia 1º de dezembro, que marca o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, é fundamental lembrarmos os motivos para fazer o teste de HIV e salientar que pode ser feito de forma gratuita e anônima, sem falar que é rápido e indolor. Confira como fazer o teste e entenda a importância do diagnóstico precoce. 

teste-de-hiv-como-fazer

AFINAL, POR QUE EU DEVO FAZER O TESTE DE HIV? 

  • Porque iniciar o tratamento o quanto antes traz mais qualidade de vida;
  • Se você tem o HIV e não sabe, pode estar transmitindo o vírus para outras pessoas;
  • A infecção pelo HIV ainda não tem cura, mas tem tratamento gratuito;
  • Em caso de gravidez, toda gestante com HIV deve fazer o uso de medicação específica, pois ela reduz o risco de transmissão do vírus para o filho;
  • E se você teve ou acha que teve uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), também é importante fazer o teste de HIV.

QUAL É O MELHOR MOMENTO DE FAZER O TESTE?

A recomendação do Ministério da Saúde é que toda pessoa com vida sexual ativa realize o teste regularmente. Via de regra a orientação é de esperar entre 30 e 60 dias após a suspeita de exposição ao vírus para realização do teste. Nesse intervalo de tempo, ocorre a produção de anticorpos anti-HIV no sangue, que confirma a infecção.

SE EU QUISER FAZER O TESTE, COMO DEVO PROCEDER?

O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito por exames de sangue ou por teste rápido, que detecta os anticorpos contra o HIV em cerca de 30 minutos

Esses testes são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), e podem ser feitos de forma anônima.  Nesses centros, além da coleta e execução dos testes, há um processo de aconselhamento para facilitar a correta interpretação do resultado.

É possível saber onde fazer o teste clicando aqui ou ligando para o Disque Saúde através do número 136.

 razões-para-fazer-um-teste-de-hiv

COMO FUNCIONA O TESTE?

O teste rápido de HIV é bem semelhante a um exame de glicose. Por meio de uma agulha fina e indolor, é retirada uma pequena quantidade de sangue, que é colocada no orifício do aparelho. O resultado fica pronto entre 30 minutos e uma hora.

Caso o primeiro exame dê resultado positivo para HIV, o paciente recebe toda a assistência do serviço de saúde e realiza um segundo exame, dessa vez de sangue, para confirmar o diagnóstico.

como-fazer-teste-hiv-sus

O QUE É FEITO EM CASO DE RESULTADO POSITIVO?

Quando a infecção é comprovada, o paciente recebe a orientação necessária e é encaminhado para um serviço de saúde, onde terá o acompanhamento adequado. Se o portador do vírus do HIV – chamado de soropositivo – iniciar o tratamento a tempo, pode ser que nunca venha a desenvolver a AIDS. E, mesmo que desenvolva a doença, hoje em dia existem medicamentos que garantem a qualidade de vida do paciente.

Por isso, é muito importante que você saiba se é portador de HIV. É o diagnóstico precoce que irá possibilitar que você ganhe muito em bem-estar.  Que tal procurar uma unidade de saúde ainda hoje e acabar de vez com essa dúvida? Bora lá? 


* Com informações de Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s