Como apoiar emocionalmente uma pessoa com câncer?

como apoiar emocionalmente uma pessoa com câncer

Apesar de muitos tipos de câncer possuírem cura ou possibilitarem tratamentos que proporcionam qualidade de vida por muitos anos, receber o diagnóstico da doença não é nada fácil. E isso vale tanto para o paciente quanto para seus familiares e amigos.

Afinal, como podemos apoiar uma pessoa que foi diagnosticada com câncer? Será que estimular a positividade pode ser um bom caminho? Ou o melhor é não falar muito sobre a doença? As dúvidas são tantas que muitas vezes as pessoas próximas não saber o que dizer e, por medo de fazer algum comentário inapropriado, acabam tomando a atitude equivocada de evitar o paciente por completo.

Por mais que você não saiba como lidar com a situação, tenha em mente que o afastamento pode ser ainda mais doloroso para o seu familiar ou amigo que luta contra a doença. Por essa razão é que pensamos na proximidade do dia 27 de novembro, que marca o Dia Nacional de Combate ao Câncer, para sugerir formas de apoiar emocionalmente os pacientes com câncer. Confira quais são as dicas de abordagem e veja como se preparar melhor para este momento de suporte e acolhimento.

como lidar com um câncer

9 SUGESTÕES DE COMO APOIAR ALGUÉM COM CÂNCER
1) Disponha-se primeiro a escutar

Na maioria das vezes uma pessoa com câncer precisa apenas de alguém que a escute. Por isso procure primeiro se colocar à disposição como ouvinte. Deixe que o paciente exponha seus medos, que decida o quê e o quanto quer compartilhar, e qual é o melhor momento momento para fazê-lo. 

2) Lembre-se de que nem tudo é sobre a doença

Ainda que a pessoa que está enfrentando o câncer queira falar sobre a doença, provavelmente ela também tem vontade de conversar sobre outros assuntos. Assim, traga outras questões do cotidiano para a conversa, como aquela série nova que está fazendo o maior sucesso ou aquele último jogo de futebol da rodada. 

3) Esqueça  o que você acha que sabe sobre o câncer

Certamente você deve conhecer outras pessoas que também tiveram (ou têm) câncer. Nesse caso, vale o lembrete de que nem todos os tipos de câncer são iguais e que cada indivíduo lida com a doença de forma diferente. Então evite fazer comparações com o diagnóstico de outras pessoas ou compartilhar links e notícias sobre novos tratamentos ou medicamentos. Tais atitudes podem fazer com que o paciente crie expectativas que não têm nada a ver com as peculiaridades do próprio quadro clínico.

Procure também evitar frases como “eu sei pelo que você está passando”. Pois mesmo que você tenha passado por um câncer, o alerta é o mesmo: cada caso é um caso, e até o mesmo tipo de câncer pode afetar os indivíduos de forma diferente. 

apoio emocional paciente com câncer

4) Pegue leve nos conselhos

Na maioria dos casos o médico que acompanha o paciente já o aconselha sobre como lidar melhor com a doença. Por isso, o que o seu amigo ou familiar provavelmente espera de você não são conselhos, mas sim força para seguir em frente. Diga apenas que você está alí para segurar a barra junto e que ele pode contar você. 

5) Esteja atento

Algumas pessoas não se sentem confortáveis para pedir ajudar. Portanto, fique atento às palavras e expressões corporais. Indivíduos que são muito ativos, por exemplo, não gostam de depender dos outros para fazer as coisas, então não hesite em oferecer ajuda ou perguntar se a pessoa está precisando de algo.

Outro ponto que é importante ressaltar é que o paciente também pode não saber como lidar com a doença e com sentimentos como frustração e impotência. Então não leve certas reações para o lado pessoal, nem acumule mágoa se o seu familiar ou amigo for rude ou manifestar tendências ao isolamento. Coloque-se à disposição mas não insista, talvez a pessoa realmente precise de um tempo sozinha para processar a situação.

6) Aposte nos pequenos gestos

Caso o paciente não queira se abrir sobre a doença ou manifeste o desejo de ficar sozinho, faça-se presente através de pequenos gestos. Fazer uma visita rápida só para entregar uma revista que a pessoa gosta ou deixar um lanchinho gostoso pode significar mais do que você imagina.

apoio pessoa com câncer

7) Seja leve

Troque o discurso motivacional pela leveza. Ou seja, deixe de lado aquelas frases como “vai dar tudo certo”, “você tem que lutar” ou “eu sei que você vai vencer”, e procure ajudar a deixar o ambiente mais leve. Isso significa evitar falar o tempo inteiro sobre notícias pesadas ou coisas ruins que estão acontecendo no mundo.

8) Respeite as decisões do paciente

Você pode até não concordar com elas, mas o fato é que as decisões sobre tratamento cabem ao paciente. Se a sua opinião não foi solicitada sobre esse aspecto, não insista e respeite o que foi decidido. A pessoa que enfrenta um câncer muitas vezes perde o controle de várias coisas na vida, então deixe que ao menos ela possa decidir como quer lidar com a doença do ponto de vista clínico.

9) Busque se fortalecer

Prestar apoio emocional a um paciente com câncer e ter ao mesmo tempo que lidar com os próprios sentimentos é uma situação difícil. Por isso você também precisa se cuidar e desabafar com alguém que não seja a pessoa que está enfrentando a doença. Procure um amigo, familiar ou até mesmo um profissional caso ache necessário.

Ao compreender seus próprios sentimentos em relação à situação, você estará ciente de como suas experiências podem afetar suas reações. Assim você terá condições de lidar melhor com tudo e estará mais tranquila para ficar ao lado de quem mais precisa de você neste momento. Afinal, quem cuida também precisa se cuidar. 🙂


* Com informações de Instituto Oncoguia.

4 comentários sobre “Como apoiar emocionalmente uma pessoa com câncer?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s