7 benefícios que os animais de estimação trazem à saúde

benefícios animais de estimação para a saúde

Animais de estimação são ótimos companheiros e parceiros de brincadeiras. Mas muito além disso, também exercem um papel importante em vários aspectos relacionados à nossa saúde.

Vários estudos e pesquisas já demonstraram alguns dos benefícios que a convivência com os pets proporciona para o corpo e a mente. E se você já possui um bichinho, é bem provável que já tenha percebido vários deles. É claro que em situações excepcionais, como na hipótese de alergia a animais domésticos, o convívio pode não ser recomendado. Fora isso, a vida com um amigo de quatro patas tem tudo para ser pra lá de gostosa. 

Confira os impactos positivos que os bichos de estimação podem trazer para a sua vida e lembre-se que ter um cão, gato, ou outro animal, é super bacana, mas também envolve muita responsabilidade. 😉

benefícios pets para a saúde

BONS MOTIVOS PARA TER UM BICHO DE ESTIMAÇÃO
1) Alívio do estresse

Um estudo australiano realizado pelo Instituto de Pesquisa Médica Baker revelou que donos de animais de estimação são menos propensos a sofrer com estresse do que pessoas que não possuem pets em casa.  

A pesquisa, realizada ao longo de três anos, mostrou que os animais auxiliam seus tutores a sorrirem mais. As gargalhadas são responsáveis por diminuir os índices de cortisol, hormônio do estresse, e aumentar os níveis de serotonina, substância responsável pela sensação de bem-estar.

2) Controle da pressão sanguínea

O mesmo estudo australiano demonstrou que os bichos de estimação contribuem para a redução da pressão sanguínea, bem como para a diminuição dos níveis de colesterol.

É que o bem-estar provocado pela interação com o pet também reduz os níveis de adrenalina – relacionado ao aumento da pressão arterial – e libera acetilcolina. Essa molécula neurotransmissora está envolvida no estado de tranquilidade, na diminuição de pressão arterial, frequência cardíaca e frequência respiratória, além de desempenhar um importante papel nas funções cognitivas, como a aprendizagem.

benefícios bichos de estimação

3) Menor risco de doenças cardiovasculares

Uma pesquisa divulgada no periódico Scientific Reports indica que o risco de desenvolver doenças cardíacas e até a mortalidade por causa de problemas no coração é menor entre donos de cachorros do que no resto da população.

De acordo com uma das pesquisadoras, donos de cães, em geral, têm um nível mais elevado de atividade física, o que poderia ser uma explicação para os resultados observados.

4) Proteção contra alergias

Um estudo divulgado na publicação médica JAMA Pediatrics aponta que animais de estimação podem fortalecer o sistema imunológico e evitar alergias. De acordo com a pesquisa, crianças pequenas que têm um cachorro de estimação em casa, por exemplo, têm menor probabilidade de desenvolver asma. 

Pesquisadores defendem que o relaxamento resultante do contato com cães, por exemplo, pode elevar os níveis de imunoglobulina A, que é um anticorpo que evita a proliferação de vírus e bactérias, sendo de grande importância na prevenção de alergias.

5) Melhora de sintomas depressivos

Conforme descrito no periódico científico Journal of Psychiatric Research, 33 pacientes diagnosticados com distúrbio depressivo experimentaram melhora significativa em seus quadros a partir do contato com pets. Desse montante, mais de um terço já não tinha mais sintomas suficientes para ser enquadrado com a doença após 12 semanas vivenciando o experimento. Por outro lado, outros 33 pacientes do estudo que não adotaram animais não mostraram nenhuma melhora significativa em seus sintomas depressivos.

6) Preservação da memória

Pessoas que sofrem de doenças relacionadas à memória, como o mal de Alzheimer, também podem se beneficiar com o convívio com bichos de estimação. De acordo com especialistas, o contato melhora a resposta dos pacientes aos cuidados e tratamentos. Uma das razões para que isso aconteça é que atividades como a responsabilidade de dar água e comida, fazer carinho e pentear o animal, ajuda a resgatar o que está preservado na memória.

animais de estimação e crianças

7) Auxílio no desenvolvimento infantil

A Universidade de Oklahoma acompanhou 643 crianças de 4 a 10 anos por 18 meses e concluiu que as crianças que convivem com cães têm menos probabilidade de sofrer de ansiedade infantil. Como a ansiedade é caracterizada como uma preocupação muito grande com tudo, o animal tira um pouco esse foco e ajuda a criança a aproveitar mais o momento.

A convivência com animais de estimação também melhora a qualidade da relação dos pequenos com as pessoas ao redor. Segundo um estudo da Universidade de Cambridge, aquelas que têm vínculo forte com os pets ajudam mais aos outros, aprendem a dividir e interagem mais.

E você,  já conhecia os benefícios que os bichos podem trazer para as nossas vidas? Qual é a sua experiência com animais de estimação? Tem alguma história bacana para compartilhar? Conta pra gente nos comentários!

2 comentários sobre “7 benefícios que os animais de estimação trazem à saúde

  1. Tenho cachorro em casa, inclusive que dormem conosco na cama desde a adolescencia. Não posso descrever como me fazem bem, a alegria que é ter eles ao redor. Atualmente temos a poople Lili de 12 anos e o jork Bili de 8 meses.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s