Novembro Azul: conheça alertas importantes sobre saúde masculina

novembro azul cuidados com a saúde

A parcela masculina da população é a que menos procura os serviços de saúde de maneira preventiva. Só para você ter uma ideia, de acordo com dados dos Ministério da Saúde, 31% dos homens ainda não têm o hábito de ir ao médico, e entre esses que não vão, 55% afirmam que não precisam. 

Acontece que o diagnóstico precoce de problemas de saúde pode prevenir a evolução de doenças graves como câncer, diabetes e hipertensão. Por isso, foi criado o Novembro Azul, uma campanha de conscientização a respeito das doenças masculinas e que tem o objetivo de quebrar o preconceito dos homens de ir ao médico.

A campanha, que acontece durante todo o mês de novembro, tem ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata – que é o segundo mais comum entre homens  – mas também chama a atenção para os cuidados com a saúde masculina como um todo.

Dessa forma, convidamos você a conhecer um pouco mais sobre o câncer de próstata e os principais exames de saúde que os homens devem realizar. Aproveite para compartilhar as informações com amigos e familiares e entre nessa campanha conosco!

campanha novembro azul prevenção câncer de próstata

5 COISAS QUE É PRECISO SABER SOBRE CÂNCER DE PRÓSTATA
1) O que é câncer de próstata

Câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, que é uma glândula presente apenas nos homens e que está localizada abaixo da bexiga.

A próstata não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Em homens jovens a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade.

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Por tal motivo o diagnóstico precoce é fundamental para garantir o sucesso do tratamento.

2) Quais são os fatores de risco

A ocorrência de algumas situações pode aumentar as chances de desenvolvimento de câncer de próstata. Assim, entre os fatores de risco temos:

– Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

– Histórico de câncer na família: homens com pai, avô ou irmão que teve câncer de próstata antes dos 60 anos fazem parte do grupo de risco.

– Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens que estão acima do peso.

cuidados com a saúde do homem

3) Quais são os sintomas da doença

O câncer de próstata pode não apresentar sintomas na fase inicial, porém quando apresenta os mais comuns são os seguintes:

– Dificuldade de urinar;

– Demora em começar e terminar de urinar;

– Presença de sangue na urina;

– Diminuição do jato de urina;

– Necessidade de urinar mais vezes.

Se alguns dos sintomas acima forem constatados é necessário procurar uma unidade de saúde para realizar os exames necessários de acordo com a recomendação do médico especialista.

4) Quais exames são feitos para investigar o câncer de próstata

Para investigar os sinais e sintomas e descobrir se a doença está presente ou não, são feitos basicamente dois exames iniciais:

– Exame de toque retal: o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo no reto o dedo protegido por uma luva lubrificada. Este exame permite apalpar as partes posterior e lateral da próstata.

– Exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas.

Em geral a realização desses procedimentos é indicada quando existem sintomas de câncer de próstata ou quando o paciente tem a ocorrência dos fatores de risco. Por isso é preciso avaliar com o médico a frequência e a necessidade de realização de tais exames. 

5) Como prevenir o câncer de próstata

Fatores de risco como idade e histórico na família por óbvio não são passíveis de controle, entretanto existem os chamados fatores de risco comportamentais que podem ser contidos.

Nesse sentido, já está comprovado que uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer.

Da mesma forma, outros hábitos saudáveis são recomendados enquanto preventivos do câncer. Assim recomenda-se fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, além de manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

checkup masculino

OUTROS CUIDADOS QUE O HOMEM DEVE TER COM A SAÚDE

Além do câncer de próstata, outras enfermidades podem afetar a saúde do homem ao longo da vida. Problemas cardiovasculares, respiratórios e de pressão são alguns dos mais comuns e o diagnóstico precoce deles pode prevenir a evolução de doenças graves.

Por tal razão é importante ir ao médico periodicamente e realizar os exames solicitados. Entre os exames frequentemente requisitados estão:

– Hemograma completo;

– Verificação da pressão arterial;

– Exames para medir a função pulmonar, principalmente para fumantes;

– Exames de detecção de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), como HIV e sífilis;

– Verificação do IMC (Índice de Massa Corporal).

Lembre-se que as informações aqui compartilhadas têm por objetivo informar sobre ações importantes de prevenção mas não substituem, em hipótese alguma, a consulta médica. Por isso consulte seu médico regularmente e siga as recomendações do especialista.


* Com informações de Ministério da Saúde, Instituto Nacional de Câncer e Hospital Sírio-Libanês.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s