Dicas de alimentação saudável: 7 passos para comer melhor

dicas de alimentação saudável

Motivos não faltam para buscarmos a tão sonhada alimentação saudável. Afinal quando nos alimentamos bem parece que tudo funciona melhor. A pele e o cabelo ficam mais bonitos, nos sentimos com mais disposição, o intestino entra no ritmo certo e até o humor fica favorável. 

Acontece que com a correria do cotidiano acabamos não prestando atenção no que comemos ou não encontramos tempo para fazer (e pensar sobre) escolhas alimentares melhores. 

Porém essas dificuldades não devem servir de barreira para buscarmos uma alimentação saudável. Com a adoção de alguns hábitos simples, e um pouquinho de planejamento, já dá para começar a se alimentar com mais consciência. Veja as dicas que selecionamos e  confira como colocar mais saúde no prato!

como ter uma alimentação mais saudável

7 dicas de alimentação saudável
1) Informe-se sobre alimentação

Afinal, o que é uma alimentação saudável? Você sabe quais alimentos deveria incluir ou retirar da dieta para efetivamente se alimentar melhor? E as coisas que você coloca no carrinho do supermercado, será que tudo que está alí faz bem para o seu corpo ou daria para optar por versões mais saudáveis?

São muitas questões, não é mesmo? Por isso, o ideal é consultar um profissional da nutrição que possa esclarecer todas as suas dúvidas. Se não for possível, procure se informar através de fontes confiáveis. Muitos nutricionistas mantêm perfis nas redes sociais onde falam sobre as propriedades dos alimentos e dão dicas de alimentação saudável. Pode ser um bom caminho para você fazer escolhas com mais consciência. 

2) Analise suas refeições

Manter uma percepção errada sobre nossos hábitos, incluindo a própria alimentação, é algo bem fácil de acontecer. Isso se deve ao fato de que comer é algo tão corriqueiro que nossa memória tende a não registrar tais atividades com exatidão. 

Podemos, por exemplo, afirmar que comemos frutas com frequência mas se pararmos para analisar as refeições dos últimos dias talvez cheguemos à conclusão de que as frutas pouco apareceram no prato. Dessa forma, faça o exercício de, durante uma semana, fotografar tudo o que você come e analisar ao final do sétimo dia. Você pode chegar a conclusões bem curiosas sobre seus hábitos alimentares e principalmente sobre o que precisa modificar. 

dicas para se alimentar melhor

3) Comece com pequenos passos

Tentar mudar radicalmente a alimentação é um desafio e tanto, portanto começar com pequenos passos pode ser uma opção para atingir um objetivo maior. Nesse sentido, que tal estipular uma meta a cada mês? Comprometer-se a tomar uma café da manhã saudável já é uma boa forma de ir se familiarizando com uma alimentação equilibrada. Sem falar que se você conseguir realizar a meta, certamente irá se sentir mais animada para dar os próximos passos.

dicas de alimentação

4) Experimente novos sabores

Outro hábito bem comum quando o assunto é alimentação é o de comer sempre os mesmos alimentos. Acontece que quanto mais variada for a nossa dieta, maiores são as chances de estarmos ingerindo todos os nutrientes que o nosso corpo precisa.

Uma dica legal para quem busca variedade no prato é comprometer-se a cada semana experimentar um vegetal, verdura ou fruta diferente. É bem provável que você se surpreenda com as descobertas e quem sabe até descubra uma nova comida favorita!

5) Frequente feiras livres

Por falar em descobrir alimentos, fazer as compras da semana em feiras livres é uma ótima oportunidade para conhecer novos sabores e aromas. As feiras costumam trabalhar com legumes e frutas da estação, o que significa que a oferta de alimentos é sempre variada. Ah, e além de aproveitar a diversidade dos produtos, você ainda pode fazer uma boa economia visto que os alimentos da estação têm um preço mais em conta.

como se alimentar melhor

6) Prepare sua comida

Não há dúvidas de que cozinhar é uma das principais ferramentas para manter uma alimentação saudável. Quando você prepara o próprio alimento, consegue escapar mais facilmente das comidas industrializadas que em geral são carregadas de sódio, conservantes e outra substâncias que não devem ser consumidas em excesso. 

A dica aqui é começar aos poucos e optar pelo simples. Se você conseguir deixar um arroz e um feijão – ou lentilha que é até mais fácil de cozinhar – prontos para a semana e uma hortaliça limpa e seca na geladeira, já conseguirá montar refeições saudáveis com mais facilidade.

7) Faça um planejamento

Não existe mágica: para manter uma alimentação saudável é preciso sim dedicar energia e algumas horas da semana. Assim, procure reservar um espaço na agenda para ir ao mercado ou feira, cozinhar e planejar as refeições. No começo pode parecer um esforço e tanto, mas a boa notícia é que com o tempo você vai pegando o jeito da coisa e fica tudo mais fácil, sem falar que os benefícios de se alimentar melhor também logo começam a ser sentidos. 

Aliás, como anda a sua alimentação? Você tem alguma dica que facilita na hora de fazer escolhas mais saudáveis? Qual é a sua principal dificuldade em relação à alimentação saudável? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s