Check-up médico: quando fazer e quais exames incluir?

check-up médico quando fazer

A prevenção é sem dúvida um dos pilares mais importantes na busca de uma vida saudável. Isso significa que, além do foco na manutenção de hábitos sadios, é importante estarmos com o check-up médico em dia, que nada mais é do que realização periódica de exames para avaliar o estado geral de saúde.

Quando você realiza exames preventivos com regularidade, tem a possibilidade de identificar precocemente qualquer indício de doença. E o diagnóstico precoce muitas vezes é o fator mais importante no processo de tratamento de várias enfermidades.

É por isso que hoje vamos abordar algumas questões que podem ajudar você na hora de incluir o check-up médico na rotina. Confira quais são os principais exames que costumam ser solicitados e como se organizar para colocar a saúde em primeiro lugar na agenda!

COMO COLOCAR O CHECK-UP MÉDICO NA ROTINA

Há quem prefira agendar todos os exames e consultas para um único mês, em geral no início de cada ano. Entretanto a gente sabe que nem sempre a agenda de trabalho permite. Sem falar que, dependendo do médico ou especialidade, e da existência ou não de convênio, a disponibilidade de datas pode ser complicada.

Assim, uma boa dica para se organizar é fazer uma lista dos especialistas que você precisa consultar e dividi-los entre os meses do ano. E o mais importante: marcar na agenda a cada início de ano, como um autêntico compromisso. Dessa forma você já cria o hábito, por exemplo, de todo mês de março ir ao ginecologista, em maio no cardiologista e assim por diante.

check-up médico como se organizar

OS 5 EXAMES MAIS PEDIDOS NO CHECK-UP MÉDICO
1) Medição da pressão arterial

A prática auxilia a prevenir os riscos de infartos e derrames no caso de hipertensão.

2) Hemograma completo

Costuma englobar o controle de colesterol, hemoglobinas, glicemia, células vermelhas e brancas, vitaminas e outros índices de acordo com as particularidades do paciente. Inclui também o pedido de análise de fezes e urina.

check-up médico quais exames incluir

3) Teste ergométrico e eletrocardiograma

Em geral são recomendados para pacientes a partir dos 20 anos de idade. São importantes para analisar as condições cardiovasculares e prevenir complicações cardíacas.

4) Ecocardiograma

Da mesma forma que os anteriores, serve para analisar a saúde do coração, porém costuma ser solicitado para indivíduos a partir dos 40 anos.

5) Exames oftalmológicos

Exames de fundo de olho e da pressão se tornam mais comum após os 30 anos. Essa investigação ajuda a prevenir o glaucoma, por exemplo, diminuindo os riscos da perda de visão.

EXAMES ESPECÍFICOS PARA HOMENS E MULHERES

O check-up médico ainda inclui exames específicos de acordo com o sexo do paciente. No caso das mulheres, além do Papanicolau, podem ser solicitados exames como colposcopia, vulvoscopia, mamografia, ultrassonografia de mamas e ultrassonografia transvaginal. Para os homens costumam ser solicitados ultrassonografia de próstata e dosagem do hormônio PSA, entre outros.

dicas de como fazer um check-up médico

HISTÓRICO PODE DEMANDAR OUTROS EXAMES

Vale lembrar que a lista que compartilhamos acima é baseada nas solicitações mais frequentes em um check-up médico. O ideal é que outros exames sejam acrescentados de acordo com a idade, as condições de saúde o histórico familiar de cada indivíduo. O mesmo se aplica à periodicidade de realização das consultas, que deve ser estipulada pelo médico que acompanha o paciente.

Aliás, por falar em frequência, o seu check-up médico de 2019 já está em dia? Ou você é do time que faz toda a bateria de exames no início do ano? Tem algum truque para não esquecer nenhuma consulta? Compartilhe conosco nos comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s