Cuidados com os pés no inverno: como evitar 3 incômodos comuns

cuidados com os pés no inverno

Se você acompanha o nosso blog há algum tempo já deve saber que os pés exigem uma série de cuidados especiais no verão. Esse assunto até já rendeu um post repleto de informações que você pode conferir clicando aqui.

Mas você já percebeu que com a chegada dos dias mais frios os pés acabam sofrendo com outros tipos de incômodo? Pois saiba que não é mera coincidência. Acontece que o uso frequente de calçados fechados deixa os pés abafados, favorecendo o aumento da umidade e gerando desconforto.

Pensando em três probleminhas bem comuns que atacam os pés no inverno – que são as micoses, as unhas encravadas e as frieiras – selecionamos algumas dicas que podem ajudar a preveni-los. Confira as informações sobre como manter os pés saudáveis e tratá-los com todo o carinho que eles merecem! 🙂

PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE ATACAM OS PÉS NO INVERNO
1) Micoses

Tomar um banho quente no inverno é uma delícia. Mas sabe aquela mania de sair rápido do chuveiro, secar o corpo rapidinho e colocar as meias sem que o pé esteja completamente seco? Pois é, esse hábito super favorece o aparecimento de micoses que, além de gerar coceira, costumam levar à descamação da pele. Além disso, o uso frequente de calçados fechados também faz com que o pé transpire mais, proporcionando aquele ambiente úmido que as micoses adoram. 

Para prevenir as micoses, além de secar os pés com cuidado após o banho, é legal ficar um tempinho em casa sem sapatos e sem meias para arejar a região. O uso de talco nos calçados também ajuda a acabar com a umidade. Agora, se o problema já atacou os seus pés, o ideal é procurar um profissional da área da saúde para avaliar a situação.

dicas para evitar frieiras e micoses

2) Unhas encravadas

Um dos motivos que faz com que as unhas encravem é a forma incorreta de cortá-las. Outra causa está na pressão exercida pelo uso de calçados apertados, e é essa a razão pela qual as unhas encravam com mais frequência no inverno. 

Assim, além do corte correto das unhas – o corte quadrado é o mais indicado -, evite sapatos apertados e ao chegar em casa procure deixar os pés descalços e sem meia para que possam “respirar”.cuidados com os pés no inverno

Aqui é importante ressaltar que unha encravada é um problema sério, uma vez que a infecção pode se espalhar pelo dedo. Por isso, nada de tentar solucionar essa questão por conta própria em casa. O ideal é consultar um especialista e evitar complicações indesejadas.

3) Frieiras

As frieiras são um tanto quanto semelhantes às micoses, pois precisam de ambientes úmidos para se desenvolver. Trata-se de um tipo de inflamação na pele, causada pela combinação do atrito com a umidade e que pode ser agravada pela presença de fungos.

A prevenção é feita através da correta secagem dos pés após o banho, além do uso de talcos na região. Outra dica que ajuda é dar preferência para meias de algodão aos invés de nylon ou materiais sintéticos.

dicas para evitar frieiras

Em caso de frieira já existente, lembre-se que os fungos podem estar presentes na região, por isso também é necessário consultar um profissional da saúde que irá avaliar a necessidade de uso de antifúngicos.

TALCO: O MELHOR AMIGO DO SEU PÉ

A umidade, resultante da transpiração ou da secagem inadequada dos pés, é a principal causadora de micoses e frieiras. Para acabar com ela, a dica é aplicar talco em pó diretamente nos pés e também dentro do calçados.

O Talco Para os Pés Revitart Basics contém em sua fórmula ingredientes refrescantes, antissépticos e desodorantes que asseguram máxima proteção durante todo o dia. O uso diário oferece uma deliciosa sensação de frescor, prevenindo odores causados pela transpiração, mantendo os pés secos e perfumados.

Agora que você já sabe que o talco é o melhor amigo do seu pé, complemente a proteção evitando o uso do mesmo calçado dois dias seguidos e, ao chegar em casa, procure colocá-lo para arejar e ventilar antes de guardá-lo no armário. 

E então, pronta para acabar com os incômodos que atingem os pés no inverno? Sentiu falta de alguma dica ou tem algum truque para compartilhar conosco? Conta pra gente nos comentários!

2 comentários sobre “Cuidados com os pés no inverno: como evitar 3 incômodos comuns

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s