7 dicas para manter a saúde do relacionamento

Mais um Dia dos Namorados está chegando por aí! E para os casais que curtem comemorar a data é hora de pensar naquele programinha especial e no presente que irá agradar em cheio a pessoa amada! Que coisa boa, não é mesmo?

Mas e que tal aproveitar a ocasião para, além da troca de presentes, pensar com mais carinho na relação entre você e a sua cara-metade? Afinal, será que tem algum segredo para fazer um namoro ou casamento dar certo?

Com essa dúvida na cabeça, fomos atrás das principais dicas para manter a saúde de um relacionamento amoroso. E sabe o que é mais legal? Percebemos que a maioria delas é válida para vários tipos de relação, seja a amizade entre amigos, a convivência entre familiares e por aí vai. Ou seja, namorando ou não, aproveite esse dia 12 de junho para descobrir as melhores formas de conviver com quem você ama! ❤

DICAS PARA CULTIVAR UM BOM RELACIONAMENTO
1) Desenvolva o amor próprio

Desenvolver a autoestima e entender que você é a única pessoa responsável pela sua própria felicidade é um grande passo para ter relacionamentos mais saudáveis.

Além de oferecer o seu melhor para a pessoa amada, você ainda tira de cima do outro o peso de ser responsável por algo que está além do controle dele. Aliás, aqui no blog já falamos sobre a importância da autoestima e, se esse é um aspecto que anda meio difícil, você pode conferir no link 5 dicas para começar a se amar mais.

2) Acredite no poder do diálogo

Sabe aquele ditado “é conversando que a gente se entende”? Pois existem poucas coisas mais poderosas do que o diálogo para fazer com que duas pessoas se entendam.

Muitas vezes uma DR (como é conhecida popularmente a discussão de relacionamento) é encarada como um canal de conflito, quando deveria ser apenas uma forma de entendimento. Por isso, procure ver as conversas como um espaço para ouvir e propor questionamentos ao invés de apenas fazer críticas e acusações. Um apontamento bem fundamentado tende a ser muito mais eficaz do que uma abordagem de agressão verbal.

3) Respeite a individualidade do outro

A pessoa amada, embora esteja em uma relação com você, não é sua propriedade. Assim, ela não precisa fazer as coisas sempre como você quer e nem ter a mesma opinião sobre tudo. Procure ver o outro como um parceiro de vida com quem você pode contar, e dê a ele também a liberdade de expor tudo aquilo que desejar.

4) Mantenha interesses em comum

É claro que para dar certo um casal não precisa viver grudado nem fazer todas as atividades na companhia um do outro. Aliás, é até saudável manter hábitos que não envolvam a pessoa amada.

Entretanto, também é fundamental que vocês tenham interesses em comum, como um esporte que gostem de praticar juntos ou um programa agradável que seja realizado com frequência, seja uma ida ao cinema, um jantarzinho fora e assim por diante. Ah, e se vocês têm filhos, reservar um momento e um espaço que seja só do casal é ainda mais importante!

5) Não guarde rancor

Depois de alguns anos, ou até mesmo meses de relação, a armadilha de resgatar o passado pode ser perigosa. Sabe quando vocês estão discutindo sobre algo que acabou de acontecer e de repente alguém puxa um outro fato que ocorreu há mais de ano?

Pois então, uma boa dica para não se perder em discussões é vocês combinarem de ficar só no presente. O que já passou e que já foi discutido não deve ser trazido de volta, afinal já aconteceu e vocês já falaram sobre, não é mesmo? Procure não guardar rancor e exercite a prática de colocar um pedra sobre o que passou.

6) Não queira mudar o outro

É verdade que as pessoas se aprimoram e podem melhorar em muitos aspectos. Mas a essência do indivíduo dificilmente muda.

Por exemplo, se a pessoa amada é super desorganizada, não queira transformá-la em um expert da organização. É claro que você pode dar alguns toques e pedir para que o outro pegue leve na bagunça, ainda mais se vocês moram juntos, mas não insista em transformá-lo a qualquer custo naquilo que você julga ser o ideal.

7) Entenda os ciclos emocionais

Lembre-se de que uma relação envolve duas pessoas vivendo ciclos diferentes, seja em relação à idade, profissão, círculo social ou familiar. Isso significa que cada indivíduo passará por altos e baixos, em diferentes momentos, o que certamente acaba tendo reflexo no relacionamento. Ou seja, períodos difíceis e de crise também fazem parte das relações e encará-los com calma e otimismo pode deixar a vida mais leve e até mesmo aumentar a proximidade do casal!

CADA PAR É ÍMPAR

Assim como cada pessoa é diferente uma da outra, cada casal tem a sua fórmula para fazer o relacionamento ser bacana. Por isso mais do que seguir uma “receita pronta” o que vale é descobrir o que funciona para você e para a pessoa amada. Aliás, você tem alguma dica para fazer a convivência a dois ser mais saudável e gostosa? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s