Benefícios do Selênio: 5 motivos para ficar de olho na reposição

benefícios do selênio reposição

Quando falamos da importância dos minerais para o bom funcionamento do organismo é comum citarmos cálcio, ferro, potássio e outros nomes até que bem conhecidos. Mas, e o selênio? Quantas vezes você já ouviu falar dele? Provavelmente poucas vezes, não é mesmo?

Embora seja menos lembrado pela maioria de nós, o selênio é um mineral importantíssimo que, entre outras coisas, atua no fortalecimento do sistema imunológico e no combate aos radicais livres.

Por isso, é legal saber quais são os principais sintomas da deficiência de selênio, os benefícios do mineral e os cuidados na hora de fazer a reposição. Confira as dicas que selecionamos para você!

benefícios do selênio reposição

OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO SELÊNIO

O selênio é um mineral encontrado no solo e que é transferido para os alimentos que nele são plantados e para os animais que os ingerem.

Entre as principais fontes do mineral temos castanha-do-pará, milho, pão, salmão, camarão, ostra, semente de girassol, tomate e carne bovina. Dessa forma, o consumo de tais alimentos, ricos em selênio, pode trazer os seguintes os benefícios:

1) Ação antioxidante

O selênio participa da formação de enzimas que possuem ação antioxidante. Além disso, melhora a atuação da vitamina E, que neutraliza a ação dos radicais livres. Sem falar que atua na prevenção de doenças cardiovasculares e retarda o processo de envelhecimento.

2) Melhora da imunidade

O selênio age como um protetor da saúde, criando uma espécie de blindagem para infecções virais e participando de vários processos relacionados ao sistema imunológico e à renovação das células. Assim, o mineral tem um papel importante para fortalecer a imunidade e manter longe viroses e infecções.

3) Bom funcionamento da tireoide

De acordo com estudos, a deficiência de selênio pode reduzir a conversão dos hormônios da tireoide, como o T4 e o T3.

4) Menos risco de câncer

O consumo adequado do mineral está relacionado a um risco mais baixo de câncer. Por ser antioxidante, o selênio protege as células contra alterações no seu DNA que levam à produção de tumores, sendo importante para prevenir principalmente o câncer de pulmão, intestino, próstata e ovário, além da leucemia.

5) Bom funcionamento do fígado

O selênio ajuda o fígado na eliminação de toxinas, incluindo metais pesados – como mercúrio e cádmio – que estão relacionados ao surgimento de doenças degenerativas, tais como o Alzheimer.

alimentos ricos em selênio

SINTOMAS DA DEFICIÊNCIA DE SELÊNIO

Quando o nível de selênio está muito baixo no organismo o corpo costuma dar sinais. Os mais frequentes podem incluir queda de cabelo e manchas nas unhas, baixa da imunidade, cansaço e fadiga, falta de atenção e dificuldade de concentração, entre outros.

dicas reposição selênio

REPOSIÇÃO REQUER ACOMPANHAMENTO MÉDICO

Uma dieta equilibrada, que contemple alimentos ricos em selênio, é uma das melhores formas de manter em dia os níveis do mineral. Entretanto, às vezes ela não é suficiente. Nessa hipótese, o uso de suplementos minerais, encontrados em farmácias, pode ser indicado.

Aqui é importantíssimo destacar que o excesso do mineral também pode ser altamente prejudicial ao organismo. Por isso, a reposição de selênio requer acompanhamento médico obrigatório.

Caso seja recomendada a suplementação, o Revigore Sênior – Suplemento Vitamínico Mineral, à venda nas Farmácias Associadas, é uma boa opção. O suplemento, indicado para pessoas a partir dos 50 anos, é rico em selênio e promete mais vigor e energia para o as tarefas do cotidiano.

E você, já conhecia os benefícios do selênio? Qual o alimento rico em selênio que você mais curte? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s