Shampoo e Condicionador: você sabe usá-los corretamente?

como usar shampoo e condicionador corretamente

É verdade que lavar os cabelos é uma tarefa simples do cotidiano. Mas você sabia que alguns pequenos detalhes, relacionados à forma que você usa o shampoo e o condicionador, podem interferir na beleza e até mesmo na saúde dos fios?

Vai dizer que você nunca ficou com “uma pulguinha atrás da orelha” pensando se era necessário aplicar o shampoo duas vezes no cabelo? Ou se devia usar o condicionador antes ou depois da máscara de tratamento? Ou ainda, se é verdade mesmo que o cabelo “enjoa” de usar o mesmo shampoo?

Viu, só de pensar rapidinho já surge um milhão de incertezas, não é mesmo? Por isso, reunimos aqui as respostas para algumas das principais dúvidas sobre o uso do shampoo e condicionador. Depois de conferir, não esquece de compartilhar conosco, nos comentários, aquela dica que faz toda a diferença na hora de lavar os cabelos! 😉

shampoo e condicionador uso correto

Mitos e verdades sobre uso de shampoo e condicionador
1) É recomendado pentear o cabelo antes de lavar para retirar sujeiras

Falso – É verdade que muitos profissionais recomendam escovar os fios antes da lavagem, porém a técnica não funciona para retirar sujeiras acumuladas. É legal pentear sim o cabelo antes, mas para desembaraçar e evitar a quebra.  A higienização mesmo só acontece ao lavar os fios com água e shampoo.

2) O uso da máscara de tratamento dispensa aplicação de condicionador

Falso – Quando aplicamos o shampoo no cabelo, abrimos as cutículas dos fios para receberem o tratamento da máscara. Vale lembrar que máscaras de tratamento para o cabelo são ótimas para levar nutrientes para os fios, mas não têm o poder de selar as cutículas abertas. Realizar essa selagem é uma das funções do condicionador, por isso sua aplicação é indicada após a remoção total das máscara.

3) Não é preciso exagerar na quantidade de shampoo para limpar o cabelo

Verdadeiro – Não é tanto a quantidade de produto que influencia na limpeza do cabelo, mas sim a forma como você aplica nos fios. Muitos profissionais recomendam que seja utilizado o equivalente ao tamanho de uma moeda de um real, sendo que essa medida vale tanto para o uso de shampoo quanto de condicionador. É claro que dependendo do comprimento do cabelo essa quantidade de produto pode funcionar ou não. Por isso, adapte a medida conforme sentir necessidade.

dicas shampoo e condicionador como usar

4) O shampoo deve ser aplicado duas vezes

Verdadeiro – O ideal é primeiro aplicar o shampoo no couro cabeludo, com movimentos suaves para ativar a circulação e fazer com que os ativos do produto penetrem na pele. Feito isso, procure espalhar a espuma para o restante dos fios, sem esfregar. Retire completamente o shampoo e faça uma nova aplicação, lavando o cabelo normalmente em toda sua extensão

5) Depois de alguns meses pode ser necessário alternar o tipo de shampoo

Verdadeiro – Certamente você já deve ter ouvido por aí que de tempos em tempos é legal trocar o shampoo, pois o cabelo “fica acostumado” com o produto.

O que acontece é que geralmente escolhemos um shampoo de acordo com as necessidades dos nossos fios. Assim, se sentimos que o cabelo está sem brilho, buscamos um produto que resolva essa questão. Depois de alguns meses é provável que os fios estejam mais brilhosos e talvez precisem de outros nutrientes para combater outros problemas, como o frizz ou desbotamento da cor. Por isso, é legal sim ir trocando de shampoo conforme o cabelo vai mudando.

6) Quanto mais tempo você deixar o condicionador agir, melhor é o resultado

Falso – Respeite sempre o tempo de ação indicado na embalagem. Deixar o condicionador por mais minutos do que recomendado pode gerar quebra nos fios, já que eles tendem a se partir com mais facilidade quando estão molhados.

shampoo e condicionador dicas de uso

7) O condicionador deve ser usado só nas pontas

Verdadeiro – Aplicar o condicionador no couro cabeludo pode deixar os fios mais oleosos e agravar problemas como a caspa. Além de evitar passar o produto na raiz, procure sempre enxaguar bem os fios para evitar que resquícios de condicionador acabem deixando o cabelo pesado.

8) Usar shampoo e condicionador da mesma linha é bobagem

Falso – Optar por produtos da mesma marca e da mesma linha faz a diferença no resultado. Ao usar shampoo e condicionador com diferentes fórmulas, além da possibilidade da combinação de ativos ser bem desastrosa, pode acontecer de nenhum dos dois funcionar corretamente. Por isso, procure sempre utilizar a mesma linha de shampoo e condicionador, e se possível de máscara também.

Nas Farmácias Associadas, por exemplo, você encontra os produtos KBLO, uma linha completa de shampoos, condicionadores e máscaras de tratamento.

Disponíveis em quatro apresentações, os produtos concentram-se em combater e amenizar aspectos muitas vezes indesejáveis nos cabelos, como o frizz, o ressecamento provocado pelos tratamentos químicos, o desbotamento do fio tingido e o tom amarelado do cabelo claro. Clique no link para encontrar a loja da Farmácias Associadas mais perto de você e aproveite os benefícios da linha KBLO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s