Body Positive: um caminho para amar seu corpo do jeito que ele é

body positive o que é

Por muitos anos o padrão de beleza estampado nas revistas e veiculado na televisão foi o do corpo magro e com músculos definidos. Flacidez? Gordurinhas? Celulite? Nem pensar! O resultado (nada saudável) disso tudo é que passamos a perseguir a imagem do “corpo ideal” e a ter vergonha do que vemos no espelho.

Mas, se o chamado “corpo ideal” é tão difícil de ser conquistado será que não é hora de questionarmos essa imposição? Ou de pensarmos sobre o porquê de perseguir algo que é praticamente impossível de ser alcançado? Pois foi justamente para promover essa reflexão que o movimento Body Positive surgiu.

Em sua essência, o Body Positive propõe que olhemos para os nossos corpos com mais carinho. É sobre autoestima, é sobre aprendermos a gostar de nós do jeito que somos. Bora embarcar nessa viagem de autoaceitação? Então confere no post as dicas para aderir a essa nova perspectiva!

conheça o movimento body positive

O que significa Body Positive

Na tradução literal do inglês, Body Positive significa “corpo positivo”, ou seja, é um movimento que estimula o cultivo de uma imagem corporal positiva. Na prática significa se olhar de uma forma sincera e carinhosa.

Isso não quer dizer que você não pode querer mudar nada no seu corpo, mas implica em questionar os sentimentos em relação à própria imagem e o porquê de desejar determinadas mudanças.

Por exemplo, se você tem celulite, que é a coisa mais normal em um corpo feminino, será que isso é razão para ter vergonha de andar de biquíni pela praia? A ideia não é que você dispense uma alimentação saudável ou os hábitos que possam amenizar a celulite, caso essa seja a sua vontade, mas que não deixe de curtir a vida e de se divertir por causa de uns furinhos na pele.

body positive conheça

Como ter uma atitude Body Positive

A essa altura você deve estar pensando que na teoria é tudo muito bonito, mas como desenvolver uma atitude Body Positive na prática? Quem nos ajuda nessa tarefa é a jornalista Alexandra Gurgel, que você já deve ter visto aqui na blog no post 5 mulheres plus size que são pura inspiração. Confira alguns dos passos, inspirados nas dicas da Alexandra, para iniciar o processo Body Positive:

1) Tenha por perto quem vale a pena 

Sabe aquela “amizade” que só coloca você para baixo? Ou que vem sempre com aquele papinho “você tem um rosto tão bonito, por que não emagrece”? Ou que acha que você “precisa” ter um peito maior? Talvez seja a hora de dar uma escanteada nessas pessoas e ver se a vida, e a percepção que você tem da sua imagem,  não ficam mais leve sem elas.

2) Pare de se comparar 

Muitas vezes é justamente a diferença o que torna uma pessoa bonita. Por isso, pare de se comparar com outras mulheres. Por mais esforço que você faça, nunca será exatamente igual a ninguém.

3) Busque referências de corpos reais 

Que tal transformar o seu Instagram em uma fonte inspiradora de referências reais? Para isso, experimente seguir pessoas de todas as cores, tipos de cabelo, tamanhos e estilos, e faça com que cada uma delas tenha uma característica em comum com você. Pode ser, por exemplo, uma menina que tenha sardas como você, outra que tenha a mesma estatura, aquela mais curvilínea e que se aproxima do seu corpo e assim por diante.

Quando você se vê representada, a tendência é começar a olhar as suas características com outros olhos!

movimento body positive

4) Pare de seguir quem te faz mal 

Procure evitar perfis que reproduzem o tempo todo o discurso da busca incessante pelo corpo perfeito. Além de não acrescentar nada para a sua autoestima, você ainda acaba caindo na armadilha da comparação.

5) Tenha paciência com você e com os outros 

Ninguém nasce desconstruído, não é mesmo? Por isso, seja paciente e saiba que tudo é um processo.  Assim como quem está de fora pode não entender a sua busca logo de início, não vai ser da noite para o dia que você vai mudar a percepção que tem do seu corpo.

O certo é que, ao adotar uma atitude Body Positive, aos pouquinhos muita coisa vai começar a mudar aí dentro. Ficou afim de encarar esse desafio ou ainda tem dúvidas? Conta pra gente nos comentários!

3 comentários sobre “Body Positive: um caminho para amar seu corpo do jeito que ele é

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s