10 ensinamentos de organização de Marie Kondo

ensinamentos de organização de marie kondo

Já imaginou organizar a sua casa de um modo tão funcional que fizesse ela permanecer em ordem para sempre? Pois é isso o que promete o método criado pela japonesa Marie Kondo, autora do livro “A Mágica da Arrumação” e mundialmente conhecida como “a guru da organização”.

Além de ser uma consultora de sucesso e de já ter vendido mais de 8 milhões de cópias do seu aclamado livro, a especialista em organização ganhou ainda mais notoriedade depois de estrear o reality show Ordem na Casa, lançado em janeiro deste ano pela Netflix.

A legião de fãs de Marie Kondo garante que o método de arrumação é eficaz. E nós, aqui do Penteadeira, selecionamos as principais dicas de organização propostas pela consultora para que você teste aí na sua casa e veja se realmente funciona! 😉

dicas de organização de marie kondo
DICAS DE ORGANIZAÇÃO DE MARIE KONDO
1. Faça tudo de uma só vez

Talvez você já tenha tentado organizar as coisas aos poucos, no estilo “uma gaveta por dia” e não tenha dado certo. Pois é, Marie Kondo defende que tudo deve ser feito de uma vez só, pois apenas com uma mudança drástica do ambiente exterior conseguimos uma mudança de comportamento dentro de nós. Portanto, procure reservar um dia do final de semana e mãos à obra!

2. Arrume por categorias

Esqueça aquela história de organizar cômodo por cômodo. O ideal é começar a arrumação por categorias de objetos. Assim, se a ideia for organizar as roupas, recolha cada peça de vestuário que está espalhada pela casa e só depois comece a arrumar.

3. Descarte e Organize

O processo de organização é composto por duas etapas: descartar e organizar. Então primeiro avalie o que pode ser descartado e, em um segundo momento, pense no que fará com os itens que ficaram.

truques de organização de marie kondo

4. Fique só com o que traz felicidade

Descartar e organizar, ok. Mas, como diminuir aquela pilha de roupas, por exemplo, que está abarrotando o armário? Como descartar de forma eficaz? A resposta é relativamente simples: fique só com o que lhe traz felicidade. Com o objeto em mãos, pergunte-se: “isso me traz alegria?”. Se a resposta for não, trate de descartar o objeto, seja vendendo ou doando para alguém que irá utilizá-lo.

5. Siga a sequência correta

Sim, existe uma ordem a ser seguida. E, segundo a consultora, deve-se arrumar primeiro as roupas, depois os livros, em seguida os documentos e papéis, itens variados e por fim coisas de apego emocional. A explicação é que se começamos por coisas de menor importância, fica mais fácil desapegarmos depois de objetos de valor sentimental.

6. Faça o trabalho só

Familiares e pessoas próximas do convívio podem exercer um efeito negativo nas suas escolhas de descarte. Afinal, mesmo que um boletim do primário não faça mais sentido para você, talvez os seus pais o impeçam de jogá-lo fora. Ou seja, melhor realizar o processo de arrumação quando estiver só em casa.

7. Dobre as roupas e guarde corretamente

De acordo com Marie Kondo, o melhor jeito de dobrar camisetas e outras peças de tecido maleável é como demonstrado na imagem abaixo.

roupa dobrada marie kondo

(Via Giphy)

E na hora de guardar, nada de pilhas! Disponha as roupas conforme a próxima imagem que segue, colocando uma peça ao lado da outra.

método KonMarie dicas

Dessa forma você consegue visualizar tudo o que tem e não desmancha a pilha quando precisar pegar apenas uma das peças.

8. Não guarde papéis desnecessários

Na hora de separar a papelada procure ser realista. Lembre-se que muita coisa hoje em dia está disponível online, a exemplo dos manuais de instrução.

9. Não compre caixas para organizar

Evite comprar caixas e mais caixas para organizar objetos. A tendência é que você as utilize para esconder a bagunça. Procure deixar tudo o mais visível possível, e ser for inevitável usar caixas, use as que você já tem em casa.

10. Faça da arrumação um hábito

A gente sabe, é tentador chegar em casa, atirar as coisas de qualquer jeito e se jogar no sofá. Mas se você arrumar tudo antes e só depois descansar, certamente irá curtir bem mais o momento de relaxamento. Sem falar que estará dando um passo a mais para fazer da organização um estilo de vida!

dicas de marie kondo

E então, o que você achou das dicas de organização de Marie Kondo? Tem algum outro truque que tem ajudado você a acabar com a bagunça da casa? Conta pra gente nos comentários! 😉

2 comentários sobre “10 ensinamentos de organização de Marie Kondo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s