6 cuidados básicos para manter os pés saudáveis e bonitos

cuidados para pés saudáveis

O verão é a estação oficial da sandália e do chinelo! Afinal, com as altas temperaturas não há quem aguente deixar os pés presos dentro de tênis e outros calçados fechados.

E é justamente devido a maior exposição que os pés costumam ficar mais ressecados nessa época do ano, além de estarem mais suscetíveis a micoses.

A boa notícia é que bastam seis cuidados básicos para garantir pés mais bonitos e saudáveis no verão! E o melhor de tudo é que essa rotina de beleza é super relaxante. Que tal experimentar?

cuidados para pés saudáveis

Como manter pés saudáveis e bonitos
1) Corte as unhas

Você pode até pensar que o corte de unhas é uma medida puramente estética, mas sabia que ela vai muito além disso? Quando negligenciamos o corte, as unhas podem encravar, gerar cheiro ruim devido ao acúmulo de resíduos e ficar mais suscetíveis a micoses.

como manter pés saudáveis e bonitos

A frequência de corte costuma variar de pessoa para pessoa, mas em média segue um intervalo de quinze dias. É importante prestar atenção ao formato de corte: o corte reto das unhas diminui as chances de encravar.

2) Esfolie e lixe a pele

A esfoliação é importante para eliminar células mortas da superfície da pele, amenizando o problema do ressecamento.

O ideal é realizar o procedimento uma vez por semana, aplicando o esfoliante após deixar os pés imersos em água morna ou durante o banho. Em caso de calcanhares muito ressecados, é indicado o uso de uma lixa fina no local.

3) Hidrate

Essa é uma das partes mais gostosas da rotina de cuidados, ainda mais se você deixar para realizá-la antes de dormir, aproveitando para fazer uma massagem bem relaxante nos pés.

Essa hidratação básica deve ser realizada diariamente. Se achar necessário, realize semanalmente um tratamento mais profundo. Para tanto, aplique uma loção à base de ureia, coloque meias e deixe o produto agir por cerca de 20 minutos.

A Loção Ureia Revitart Basics é ótima para hidratar os pés de forma mais intensa, pois possui 10% de ureia em sua formulação. A substância auxilia na redução da aspereza e na restauração da maciez da pele.

4) Proteja do sol

Ao aplicar o protetor solar, quantas vezes você lembrou de passar o produto nos pés? Assim como acontece com as outras partes do corpo, os pés também sofrem com os efeitos da exposição solar, por isso, capriche no protetor para evitar o ressecamento e prevenir outros problemas de pele causados pelo sol.

Uma boa dica é carregar na bolsa uma embalagem menor de protetor solar. Se você esquecer de proteger os pés, é só pegar rapidinho na bolsa assim que lembrar. A embalagem de 120g do Protetor Solar Revitart é uma boa opção, além de ser compacta, possui FPS 30 e formulação oil free. 😉

5) Dê um tempo no esmalte

Se você curte pintar as unhas dos pés, procure dar um intervalo entre uma esmaltação e outra. Esse período, que deve ser de no mínimo dois dias, é importante para que as unhas fiquem livres da película esmaltada e consigam aproveitar melhor os benefícios dos cremes hidratantes.

truques pés saudáveis e bonitos

Caso você faça as unhas com uma pedicure, procure retirar o esmalte em casa, alguns dias antes da visita à profissional.

6) Fique alerta aos sinais de micose

Os pés mais expostos ficam mais suscetíveis ao ataque de micoses. Como são causadas por fungos, uma boa forma de preveni-las é secar bem os pés após o banho. Procure também alternar calçados e, após o uso, deixá-los arejando antes de guardá-los.

Os sinais de micose incluem coceira, descamação intensa e muitas vezes o surgimento de lesões. Se constatar tais sintomas, seja na pele ou nas unhas, procure um médico dermatologista.

E então, preparada para começar a colocar essas dicas em prática? Tem algum truque especial para compartilhar? Como você cuida dos seus pés? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s