Terapia Ocupacional: conte com ela na busca pelo bem-estar

benefícios da terapia ocupacional

No próximo sábado, 19 de janeiro, é celebrado o Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional. Esse profissional desempenha um papel super importante na busca pelo bem-estar do indivíduo, o que faz da data uma ótima oportunidade para conhecermos um pouquinho melhor os inúmeros benefícios da terapia ocupacional.

Além de ser indicada para pessoas de todas as idades, desde bebês até idosos, essa espécie de tratamento terapêutico é oferecida gratuitamente pelo SUS – Sistema Único de Saúde e pode ajudar na melhora de diferentes tipos de distúrbios.

E então, bora descobrir tudo de bom que a terapia ocupacional tem a oferecer? Confira as informações que selecionamos!

como a terapia ocupacional funciona

O que é terapia ocupacional

A terapia ocupacional atua na prevenção e no tratamento de dificuldades que prejudicam a realização de atividades do cotidiano. A forma como o atendimento é realizado varia de acordo com as necessidades do paciente.

Por exemplo, uma criança com distúrbios que afetam o desenvolvimento poderá realizar exercícios que auxiliem na aprendizagem de tarefas básicas, como escovar os dentes ou comer com talheres. Enquanto que idosos com problemas de memorização podem aprender técnicas e truques que amenizem as dificuldades, como o hábito de fazer listas de tarefas.

conheça a terapia ocupacional

Alterações negativas nas condições motoras, cognitivas, emocionais ou sociais podem se valer dos benefícios do tratamento. Caberá ao terapeuta ocupacional identificar as peculiaridades de cada caso e propor atividades que promovam a reabilitação do indivíduo.

Benefícios do tratamento

A principal função da terapia ocupacional é fazer com que o paciente readquira a autonomia e a independência que, por algum motivo, foram bloqueadas ou prejudicadas.

terapia ocupacional o que é

Pode-se dizer que o terapeuta ocupacional age como um guia em busca da saúde mental, uma vez que atua diretamente na questão emocional. Assim, além de auxiliar na retomada das funções motoras, o profissional também atua no processo de ressignificação das ações e dos sentimentos, contribuindo para a construção de uma rotina saudável e que propicie maior bem-estar.

Situações em que costuma ser indicada

Como vimos nos tópicos anteriores, a terapia ocupacional pode ajudar no tratamento de uma infinidade de situações, sendo bem comum a sua utilização nas seguintes áreas:

– Educação – crianças com problemas psicomotores ou de aprendizagem podem contar com a ajuda da terapia ocupacional para superar tais dificuldades. Além disso, o tratamento pode ser útil para promover a inclusão de crianças com deficiência nas escolas de ensino regular;

– Gerontologia – na área relacionada ao envelhecimento, o tratamento atua na reabilitação e na reintegração social de idosos;

– Psiquiatria e saúde mental – em caso de portadores de distúrbios psíquicos o trabalho do terapeuta ocupacional tem o objetivo de promover a inclusão social e ocupacional;

terapia ocupacional benefícios

– Reabilitação funcional e profissional – a terapia ocupacional também tem lugar na prestação de assistência a deficientes físicos e no restabelecimento de vítimas de acidentes ou de doenças do trabalho. Outra forma de atuação é na promoção da saúde do trabalhador por meio de ações de prevenção das doenças ocupacionais;

– Reintegração social – menores carentes e indivíduos infratores ou dependentes químicos podem ser reintegrados à sociedade com auxílio do tratamento terapêutico.

Viu como a terapia ocupacional pode ajudar você em diversos aspectos da sua vida? Agora é só procurar orientação médica e avaliar se o tratamento pode ser uma boa opção para você ou mesmo para familiares. Afinal, a busca pelo bem-estar pode se dar por diversas formas e o terapeuta ocupacional pode ser seu melhor amigo nesse processo. 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s