Verão com mais saúde: dicas para proteger as crianças do sol

dicas proteger crianças do sol

Vem chegando o verão… e junto com ele as férias escolares! Isso significa que, mais do que nunca, a criançada está com todo gás para curtir os dias de sol ao ar livre, seja no parque, na praia ou naquela pracinha perto de casa!

É por isso que essa época do ano exige um cuidado ainda maior com a exposição das crianças aos raios solares. A pele dos pequenos é tão mais sensível do que a dos adultos que, se estiver sem protetor, em muitos casos pode começar a queimar após apenas cinco minutos de sol.

Além da aplicação do protetor solar, outros cuidados simples ajudam a evitar maiores problemas com exposição ao sol. Confira a listinha de dicas que o Penteadeira selecionou e prepare a turminha de casa para curtir o melhor do verão! 🙂

verão proteger crianças do sol

COMO PROTEGER A PELE DAS CRIANÇAS DO SOL
Controle os horários de exposição solar

Seja naquelas férias na praia ou no quintal de casa, o melhor é sempre evitar que as crianças fiquem no sol entre 10 e 15 horas ou entre 11 e 16 horas em caso de horário de verão vigente. Como nem sempre é fácil convencer a galerinha a ficar na sombra, uma boa dica é programar atividades especiais para o horário, como um jogo divertido embaixo de uma árvore ou aquela sonequinha gostosa na varanda.

No caso dos bebês, o cuidado deve ser redobrado. Até completar seis meses de idade o bebê não pode usar protetor solar e o banho de sol (necessário para síntese da vitamina D) deve seguir as orientações do médico pediatra.

Escolha um protetor solar específico para crianças

Como a pele das crianças é muito sensível, é importante que o protetor tenha o FPS – Fator de Proteção Solar acima de 30, sendo os que contém FPS 50 são os mais indicados. Procure também priorizar os produtos específicos para crianças, pois possuem fórmulas que evitam reações alérgicas.

O protetor Revitart Solar Kids, por exemplo, tem FPS 50. Além disso, a cor uva de sua formulação, que desaparece após a aplicação, permite uma melhor visualização dos locais onde o produto foi aplicado, auxiliando para que nenhuma área fique sem proteção. A fórmula é oil free e enriquecida com vitamina E, o que garante pele hidratada e protegida!

Revitart Solar Kids FPS 50

Protetor Revitart Solar Kids FPS 50 | À venda nas Farmácias Associadas

Use e abuse dos chapéus e bonés

Assim como acontece com os adultos, o rosto das crianças é a área que costuma sofrer mais com o excesso de sol. Além do protetor solar, o uso de chapéus e bonés mantém os pequenos ainda mais seguros em relação aos raios solares.

Os acessórios que cobrem a cabeça também são ótimos para prevenir queimaduras no couro cabeludo e evitar a insolação. Sem falar que você pode comprar um modelo mais colorido ou com motivos infantis, fazendo com que a criança se divirta ao se proteger do sol!

proteger crianças do sol

Invista em óculos de sol

Embora ainda sejam pouco utilizados pela maioria dos pais, os óculos infantis de sol são aliados importantes na proteção dos olhos. Assim como acontece com a pele, a exposição das crianças aos raios ultravioleta tem efeito cumulativo nos olhos e pode ser muito prejudicial.

Vale lembrar que o uso de óculos escuros antes dos três anos de idade ainda é assunto controverso entre os especialistas, uma vez que a visão da criança ainda não está totalmente desenvolvida. Por isso, converse com o médico oftalmologista e na hora de adquirir os óculos procure por estabelecimentos de confiança.

Não abra mão da camiseta

Ainda que no calor da praia ou da piscina a tendência seja deixar a criança apenas com a roupa de banho, é legal intercalar com o uso de uma camiseta leve e fresca. É que os ombros e a zona do peito são áreas que sofrem muito os efeitos da radiação solar. Se for possível, invista em camisetas com tecidos especiais que proporcionem proteção UV, atualmente essas peças são fáceis de encontrar em lojas voltadas ao público infantil.

como proteger as crianças do sol

Preveja sempre uma sombra

Quando for passar muitas horas ao ar livre com as crianças, lembre-se de disponibilizar um espaço de sombra para os pequenos. Pode ser um guarda-sol, uma mini tenda ou ainda um abrigo pertinho das árvores. O fundamental é que a garotada tenha uma alternativa ao sol para fazer intervalos entre uma brincadeira e outra.

Vale inclusive criar estratégias para atraí-los para a sombra, como uma comidinha gostosa ou um suco. Você ainda pode aproveitar a pausa para reaplicar o protetor solar na turminha!

Invista na proteção a longo prazo

Sabia que aproximadamente 80% da exposição solar total acontece nos primeiros 18 anos de vida? Por isso, proteger as crianças do sol desde cedo é um investimento em saúde que você faz para o futuro.

Além disso, a proteção solar deve ir muito além da praia e da piscina. O ideal é que ela seja feita todos os dias do ano, mesmo quando o céu está nublado. Você vai ver que aos poucos a rotina de proteção vai virar um hábito para os pequenos e, certamente, eles vão lhe agradecer pelos cuidados lá na frente. 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s