Máscaras Faciais: conheça os segredos desse super tratamento

máscaras faciais como usar

As máscaras faciais são as queridinhas do momento entre os produtos que tratam da pele do rosto. A tendência de beleza já tomou conta até mesmo do Instagram: basta vasculhar um pouquinho a rede social para se deparar com vários posts, inclusive de celebridades, que registram a aplicação da máscara.

Mas afinal, o que está por trás da popularidade das máscaras faciais? Será que vale a pena investir neste tipo de produto? Como escolher a mais apropriada entre os vários tipos disponíveis no mercado? Vem com a gente que vamos contar tudo o que você precisa saber sobre máscaras faciais para aproveitar ao máximo os benefícios do tratamento!

máscaras faciais como usar
Por que as máscaras faciais são tão poderosas?

As máscaras faciais podem ser encontradas na forma de creme, gel ou pó, e possuem fórmula com alta concentração de ingredientes ativos. É justamente essa intensidade de componentes e o contato com a pele por tempo prolongado (a maioria dos produtos deve ser aplicada na pele por 15 minutos) que tornam as máscaras mais eficazes que os demais produtos de cuidado facial.

Como escolher e potencializar os benefícios das máscaras

1. Em relação à apresentação do produto, as máscaras faciais costumam ser disponibilizadas em duas versões. A mais tradicional delas é a embalagem com grande quantidade do produto, disponível para várias aplicações, e que lembra um hidratante facial.

De uns anos para cá ficou mais popular a versão descartável, que é a embalagem que contém uma máscara em papel ou tecido, no formato do rosto, umedecida com o creme de tratamento. Como o próprio nome indica, ela deve ser utilizada somente um vez. Há quem diga que esse tipo de máscara aumenta a penetração do princípio ativo, uma vez que o tecido ou papel mantém a substância em maior contato com o rosto.

máscaras faciais como usar

Seja qual for a apresentação escolhida, é importante respeitar as instruções da embalagem, em relação à forma e ao tempo de aplicação.

2. A ação da máscara facial está ligada ao princípio ativo de sua fórmula. Assim, você irá encontrar no mercado máscaras que nutrem e hidratam, que possuem efeito adstringente, que clareiam a pele ou ainda que possuem ação contra os sinais da idade. Ou seja, existem produtos para todos os tipos de pele. Por isso, é legal conversar com um médico dermatologista para descobrir qual é a máscara mais indicada para o seu tipo de pele.

3. Outro ponto importante, e que deve ser avaliado com o dermatologista, é em relação à textura das máscaras. Enquanto as úmidas não formam película, as plásticas são as que secam e formam uma camada que deve ser retirada integralmente. Embora possa parecer um detalhe, a textura pode afetar de forma negativa a pele sensível ou oleosa.

máscaras faciais como usar

4. Antes de aplicar o produto o ideal é que o rosto esteja limpo, de preferência com o sabonete de limpeza que você costuma usar. As mãos também devem estar higienizadas com sabonete neutro e água. Para máscaras que exigem dissolução em água – como as de argila que são disponibilizadas em pó – , use sempre água mineral ou filtrada.

5. As máscaras faciais, se aplicadas até uma hora antes, podem fazer com que a maquiagem dure mais tempo. Por exemplo, quem tem pele oleosa ou mista pode utilizar uma máscara que atua no controle da oleosidade, preparando a face para receber a make. Esse é um bom truque para “segurar” a maquiagem, porém é legal testar a eficácia uns dias antes e não deixar para tirar a prova bem no dia daquele evento especial.

máscaras faciais como usar

6. Por fim, lembre-se que, apesar dos inúmeros benefícios, a máscara facial não deve ser usada todos os dias, uma vez que fórmula é muito concentrada. O uso em excesso pode causar efeitos indesejados, como a obstrução dos poros ou a produção de oleosidade em excesso. O ideal é usar as máscaras faciais de 15 em 15 dias ou no máximo uma vez por semana, dependendo do que o médico dermatologista recomendar. 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s