Setembro Amarelo: falar é a melhor solução

setembro amarelo campanha

O assunto é um tabu e, como tal, quase não falamos sobre ele. As pessoas evitam o tema por não saber como abordá-lo. Os veículos de comunicação muitas vezes mantêm a política de não tocar na questão por receio de agravar quadros depressivos.

O resultado de tudo isso é que acabamos cortando o diálogo sobre uma medida de saúde pública extremamente necessária: a prevenção do suicídio.

Para mudar essa realidade, foi criado em 2015 o Setembro Amarelo, um movimento que visa alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Confira como participar dessa campanha e onde buscar ajuda gratuita.

setembro amarelo campanha
O QUE É O SETEMBRO AMARELO

Criado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou suas primeiras atividades no Brasil em 2015.

A cor amarela, que representa a campanha, foi escolhida para simbolizar a chama da vida e da esperança. E o mês de setembro foi escolhido por ser o período que concentra o maior número de ocorrências de casos de suicídio.

setembro amarelo campanha

COMO A CAMPANHA FUNCIONA

A ideia do movimento é divulgar a causa intensamente durante o mês de setembro, já que no dia 10 é celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Uma parte fundamental da campanha consiste em iluminar com a cor amarela diversos locais e monumentos, além de colocar laços amarelos nas fachadas de prédios públicos e privados. Essa é uma forma de lembrar que devemos sim falar mais sobre as questões de saúde mental.

As instituições responsáveis pelo Setembro Amarelo também promovem durante todo o mês seminários, palestras, conversas com médicos, apresentações de documentários, caminhadas e outros eventos.

COMO EU POSSO AJUDAR?

Segundo a OMS, 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados. Em geral as pessoas com pensamentos suicidas distorcem a percepção de realidade, possuem pensamentos negativos sobre si mesmo, do mundo e do futuro, e apresentam medo e preocupações excessivas.

Por isso, é nosso dever apoiar emocionalmente, oferecer ajuda e indicar profissionais e voluntários que sejam mais capacitados para lidar com a situação e em momentos de crise.

setembro amarelo campanha

ONDE BUSCAR AJUDA ESPECIALIZADA

O CVV – Centro de Valorização da Vida é uma organização sem fins lucrativos que busca dar apoio emocional e atuar na prevenção do suicídio. Desde 2015 é possível ligar gratuitamente e entrar em contato com pessoas capacitadas a ajudar. Basta ligar para o número 188 ou 141 (no caso dos estados do Maranhão, Paraná, Pará e Bahia).

O atendimento é anônimo e realizado por voluntários que guardam sigilo. Também é possível acessar o chat online ou enviar um e-mail. O atendimento está disponível 24 horas por dia e em todos os dias da semana.

Vale lembrar que o Setembro Amarelo é um mês de diálogo. É um mês que busca salvar vidas através da informação e da conversa e deixar as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas saberem que elas não estão sozinhas. ❤


* Com informações de CVV – Centro de Valorização da Vida, Minuto Saudável, Setembro Amarelo e TV Gazeta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s