Colesterol: 7 atitudes para mantê-lo sob controle

colesterol como controlar

Você sabia que o nosso organismo precisa do colesterol? É isso mesmo, apesar de ser tratado quase sempre como vilão, esse conjunto de gorduras é necessário para o corpo exercer várias funções como, por exemplo, a produção de determinados hormônios.

Por outro lado, quando em desequilíbrio no organismo, o colesterol torna-se fator de risco vascular, aumenta a incidência de AVC – Acidente Vascular Cerebral e também de doenças coronarianas. Ou seja, é fundamental manter as taxas de gordura no sangue sob controle.

Nesse sentido, aproveitamos o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, que acontece dia oito de agosto, para lembrar de algumas atitudes que podem ajudar no controle desse índice. Lembre-se que as recomendações apenas auxiliam a manter um estilo de vida mais saudável e que não dispensam consultas médicas periódicas. Siga sempre as orientações do seu médico.

colesterol como controlar

AÇÕES QUE AJUDAM A CONTROLAR O COLESTEROL
  1. Alimentar-se bem e de maneira saudável. Uma das medidas mais importantes de controle está relacionada à dieta, uma vez que 30% do colesterol do nosso organismo é proveniente da nossa alimentação. As gorduras, sobretudo as saturadas, presentes em alimentos de origem animal, contribuem para a elevação do colesterol. Portanto, pegue leve na hora de consumir tais alimentos.
  1. Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e beber mais água. A ingestão excessiva de álcool pode aumentar e muito os níveis de triglicerídios e ainda reduzir as taxas de HDL, também chamado de colesterol bom. O HDL tem a função de levar o LDL (colesterol ruim, que causa o acúmulo de placas de gorduras nas artérias) para o fígado metabolizar e eliminá-lo do organismo.

colesterol como controlar

  1. Abandonar o cigarro. Os malefícios causados pelo hábito de fumar vão muito além dos problemas pulmonares e respiratórios. O fumo também é responsável pelo aumento da taxa de colesterol ruim. Caso encontre dificuldades em parar de fumar, busque apoio e tratamento.
  1. Praticar atividade física. Toda atividade física traz benefícios para o organismo. Agora, se a ideia é atacar diretamente o colesterol elevado, opte pela prática de exercícios aeróbicos como corrida, ciclismo, natação e caminhada.

colesterol como controlar

  1. Evitar o estresse. Quando o corpo está sob condições permanentes de estresse, há uma chance maior dos níveis de colesterol seguirem elevados. Isso porque, sob stress, o corpo apresenta dificuldades em eliminar o colesterol do sangue. Sempre que possível, dedique mais tempo para família, amigos e lazer.
  1. A hereditariedade também pode determinar o aumento do colesterol mesmo em pessoas que tenham hábitos saudáveis. Por isso, mesmo que você pratique exercícios físicos e tenha uma alimentação equilibrada, é importante realizar exames de sangue periodicamente para verificar os índices de colesterol.
  1. Persistir no tratamento. O combate ao colesterol deve ser preventivo e para a vida toda. O objetivo é reduzir o risco cardiovascular. Não adianta tratar por um período e depois abandonar o tratamento. Tenha em mente que não existe uma cura definitiva, mas um controle que deve ser feito através de hábitos saudáveis ou medicamentos indicados pelo médico responsável.

* Com informações de Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s