Bullet Journal: o caderno de anotações para organizar a rotina

bullet journal como fazer

Quem nunca comprou uma agenda no início do ano e depois de algumas semanas acabou deixando ela em branco? Pois se você faz parte do time que não consegue se organizar com as agendas comuns, talvez esteja na hora de conhecer o Bullet Journal.

Também conhecido como BuJo, o Bullet Journal é um sistema de organização que mistura um pouco de agenda e de caderno de anotações. E o mais legal é que ele pode ser iniciado em qualquer época do ano!

Ficou com vontade de passar os próximos meses mais organizada? Então confira como funciona o BuJo e como ele pode ajudar a colocar ordem na bagunça!

bullet journal como fazer

 

COMO FAZER UM BULLET JOURNAL

1) Para fazer um BuJo só é preciso uma caneta e um caderno em branco. O método foi criado pelo designer Ryder Carroll, que publicou um vídeo no Youtube explicando como utilizá-lo.

2) Na primeira folha é legal fazer um índice listando o que faz parte da sua agenda e as páginas onde cada coisa pode ser encontrada. Você pode criar, por exemplo, a lista de compras do supermercado, a de contas a pagar, a de leituras e assim por diante. Não esqueça, é claro, de numerar as páginas do caderno.

bullet journal índice

(Imagem Via)

3) Nas duas páginas seguintes, faça um calendário resumido dos próximos meses do ano. A ideia é registrar os principais acontecimentos, tais como consultas médicas, datas comemorativas e viagens.

bullet journal calendar

(Imagem Via)

4) O próximo passo é detalhar o mês que está em andamento. No topo da página do lado esquerdo você coloca o nome do mês, e abaixo os dias do período. Na frente de cada número use a letra do dia da semana correspondente.

bullet journal calendar month

(Imagem Via)

Na página que fica do outro lado, você lista os objetivos do mês, enquanto que as folhas que seguem serão utilizadas para anotar os compromissos diários e tudo o que você achar necessário em cada dia. Dependendo do nível de organização que você deseja, pode ainda colocar símbolos ao lado de cada tarefa, indicando o nível de urgência da mesma ou sinalizando que aquela atividade já foi concluída.

5) Quando o mês acabar, basta repetir o passo quatro e dar início aos próximos 30 dias. Durante o processo, volte nas páginas do mês que se encerrou e veja quais foram as tarefas ou metas que não foram cumpridas. Determine quais delas ainda valem a pena ou precisam ser feitas e as copie na nova lista.

6) Como falamos lá no início, o bacana do BuJo é que, além do calendário e das listas mensais e diárias, você pode criar outras seções para organizar tudo o que quiser, desde planos de viagens até filmes que gostaria de ver. Geralmente fica mais fácil se você deixar um bom espaço entre as páginas destinadas às tarefas do mês e as demais listas.

 

bullet journal list

(Imagem Via)

VANTAGENS DE USAR UM BULLET JOURNAL

– A ciência já comprovou: escrever à mão e externalizar metas e memórias são atividades que podem trazer muitos benefícios para a saúde emocional, a exemplo da redução dos sintomas de ansiedade;

– Outra vantagem do BuJo é fazer com que as pessoas visualizem melhor os passos necessários para alcançar determinados objetivos;

– Por fim, não existe apenas um método para fazer um Bullet Journal. Dá para ir experimentando a técnica e adaptar o sistema de acordo com as suas necessidades. O importante é encontrar uma forma de organização que funcione para você. 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s