Quando falamos em vacinas, o primeiro pensamento que vem à cabeça é o calendário de vacinação infantil. Afinal, imunizações contra hepatite, sarampo, caxumba e tantas outras doenças são geralmente realizadas em bebês e crianças.
O que nem todo mundo sabe é que algumas vacinas exigem reforço depois de alguns anos. Além disso, existem outras que são recomendadas apenas na vida adulta, como a que previne a herpes zoster, e que são ainda mais importantes para quem se encontra na faixa dos 50 e 60 anos.
Só para você ter uma ideia, relacionamos aqui algumas das principais imunizações que são recomendadas na vida adulta. Depois de conferir a listinha, procure o seu médico de confiança e siga as orientações dele sobre as vacinas que devem ser tomadas.
Principais vacinas recomendadas na vida adulta
1) Vacina contra a Gripe
Essa é uma das vacinas para adultos mais conhecidas e, como o vírus causador da gripe tem alta capacidade de mutação, o ideal é que uma nova dose seja tomada a cada ano.
2) Vacina contra a Pneumonia
A pneumonia pode atingir pessoas de todas as idades. Entretanto, quando falamos de adultos, a doença se torna ainda mais perigosa quanto afeta indivíduos na faixa dos 60 anos. Por isso, a imunização é super importante para idosos.
3) Vacina Tríplice Bacteriana (Difteria, Tétano e Coqueluche)
Via de regra a maioria de nós tomou ainda na infância a Tríplice Bacteriana, que é aquela vacina que protege contra difteria, tétano e coqueluche. Acontece que esse tipo de imunização requer um reforço a cada 10 anos para garantir a proteção. Ou seja, se você só tomou a vacina quando era criança, é provável que já esteja na hora de fazer o reforço.
4) Vacina Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola)
Adultos que não receberam as duas doses da Tríplice Viral quando crianças devem providenciar a vacinação. Mulheres que não foram imunizadas ou que nunca tiveram rubéola, e que pretendem ter filhos, devem tomar a vacina pelo menos um mês antes de engravidar, já que a doença apresenta muitos riscos para o feto.
5) Vacina contra Hepatite B
A vacina, fornecida em três doses, é normalmente dada no primeiro ano de vida da criança. Em adultos é recomendado fazer o reforço, especialmente no caso de profissionais da área da saúde e indivíduos portadores de doenças hepáticas.
6) Vacina contra HPV
O HPV é a sigla usada para Human Papiloma Virus, um vírus transmitido durante as relações sexuais e que é responsável por 90% dos casos de câncer de colo de útero, além de outras complicações na região genital de pessoas de ambos os sexos. A vacina é indicada para homens e mulheres, sendo administrada em três doses.
7) Vacina contra Herpes Zóster
Qualquer pessoa que teve catapora na infância pode desenvolver o Herpes Zóster. Isso acontece porque o vírus pode ficar incubado em algumas células e só se manifestar depois de muitos anos, em geral quando a pessoa tem uma queda na imunidade.
O Herpes Zóster é conhecido por causar dores bem desconfortáveis e, dependendo do caso, pode inclusive afetar a visão. Mais de 60% dos casos da doença ocorrem em pessoas com mais de 50 anos de idade, o que faz com que a vacina seja indicada a partir dessa faixa etária.
* Vale lembrar que nenhuma vacina deve ser tomada sem orientação médica. Por isso, procure o seu médico de confiança para orientá-la sobre a necessidade e os cuidados em relação a cada procedimento.