Armário Cápsula: como se vestir bem com poucas peças

armário cápsula como se vestir bem com poucas peças

O seu armário está cheio de roupas, mas você usa sempre uma meia dúzia de peças favoritas? Mesmo com o guarda-roupa abarrotado, você tem a sensação frequente de que não tem nada para vestir?

Se essas duas situações são frequentes na sua vida, você vai gostar de saber que existe uma tendência, chamada armário cápsula, que propõe acabar com esses dilemas.

A ideia é ter um número reduzido de peças, entre 30 e 40, e usar absolutamente tudo o que você tem. Curtiu a proposta? Então segue aqui no post que o Penteadeira explica direitinho como funciona o armário cápsula!

armário capsula

(Imagem Via Unfancy)

A TÉCNICA DO ARMÁRIO CÁPSULA

Explicado de uma forma bem simples, o armário cápsula nada mais é do que um conjunto compacto de roupas composto por peças versáteis que você gosta muito de usar. A técnica foi criada em 1985 pela estilista Donna Karan e retomada nos últimos anos pela consultora Caroline Rector, do blog Unfancy.

Para montar o armário cápsula o primeiro passo é fazer uma limpa no guarda-roupa. Doe tudo aquilo que não usa mais, guarde temporariamente as roupas que você não tem certeza se ainda têm a ver com o seu estilo (ou que não são apropriadas para a estação) e separe entre 30 e 40 peças (incluindo sapatos e bolsas) que você adora e usa bastante.

A partir daí, o desafio é viver com essas peças durante três meses, sem comprar nada novo. Ao final do período, é hora de avaliar quais itens funcionaram, quais não foram usados ou se é preciso adquirir alguma peça para fazer o armário render mais looks. Como o período costuma coincidir com a mudança de estação, pode ser preciso também guardar os itens leves e substituir pelas roupas de inverno que ficaram guardadas, ou vice-versa.

armário cápsula

(Imagem Via Unfancy)

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO ARMÁRIO CÁPSULA

Praticidade na escolha dos looks. Com um número reduzido de peças, você consegue pensar mais rápido sobre o que vestir. Além disso, um guarda-roupa mais enxuto também é sinônimo de menos tempo gasto com a limpeza e a manutenção das roupas.

armário cápsula como se vestir bem

(Imagem Via Unfancy)

Menos compras por impulso. Depois de algumas semanas de armário cápsula, você vai ter uma noção clara sobre a necessidade de comprar (ou não) determinadas peças. Ao mesmo tempo, vai ficar mais fácil perceber que talvez aquela blusa que é super tendência, e que você morre de vontade de comprar, não tem nada a ver com as roupas que você já tem.

– Maior conhecimento sobre o seu estilo. O número de peças é limitado justamente para desenvolver a criatividade nas combinações e ganhar em autoconhecimento. Quanto mais você identifica os seus looks preferidos, mais você conhece e fortalece o seu estilo. ❤

DICAS QUE AJUDAM A MONTAR O ARMÁRIO CÁPSULA

– Não fique obcecada por chegar em um número específico. Para algumas pessoas o armário cápsula funciona bem com 30 peças, enquanto outras vão precisar de 50 ou mais, e por aí vai. Tudo depende do estilo e da rotina de cada um. O importante é destralhar o armário e acabar com aquela história de acumular roupas que você não usa.

armário cápsula unfancy

(Imagem Via Unfancy)

– Em lugares onde o clima varia muito, pode ser mais difícil definir quais peças serão necessárias para os três meses que seguem. Por isso, há quem prefira montar um armário cápsula para o ano todo. A Dani Kopsch, por exemplo, mostrou no site Less is The New Black como escolheu 50 peças para usar durante 12 meses.

– O armário costuma ser mais versátil quando composto por peças básicas e cores neutras, mas isso não significa que roupas estampadas e bem coloridas estão proibidas. Se elas têm a ver com o seu estilo e você sabe combiná-las bem, não tem problema nenhum.

– Na hora de montar o armário você pode buscar inspiração no Pinterest, em blogs sobre o assunto ou ainda em grupos de Facebook como o Em busca de um armário cápsula.

– Por fim, não fique muito presa às regras, busque as opções que funcionam melhor para a sua rotina e que tenham a ver com o seu estilo de vida. Lembre-se que o armário cápsula é para ser um processo divertido e gostoso de autoconhecimento.

2 comentários sobre “Armário Cápsula: como se vestir bem com poucas peças

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s