Menopausa precoce: principais sintomas e como lidar com eles

menopausa precoce sintomas

Para a maioria das mulheres, a menopausa é uma condição que se manifesta entre os 45 e os 55 anos de idade. Já para outra pequena parcela, estimada em 3% da população feminina, o fenômeno pode ocorrer bem mais cedo – antes mesmo dos 40 anos – caracterizando a chamada menopausa precoce ou prematura.

A causa determinante da menopausa precoce ainda é desconhecida, entretanto, alguns estudos apontam que o histórico familiar exerce uma influência bastante forte. Sendo assim, o início da menopausa pode não ter ligação com a data da primeira menstruação, mas sim com a idade em que outras mulheres da família – como a mãe ou as irmãs – pararam de menstruar.

Conhecer os sinais da menopausa prematura é um passo importante para o diagnóstico desse processo que, embora natural, costuma causar alguns desconfortos. Mas, uma vez identificada a condição, existem vários tratamentos que aliviam os sintomas e melhoram a qualidade de vida durante esse período!

menopausa precoce sintomas

 

ENTENDENDO O QUE É A MENOPAUSA

A menopausa é o nome que se dá ao período após a última menstruação. Seu início costuma ser considerado após um ano do último fluxo menstrual, tendo em vista que durante esse intervalo podem ocorrer menstruações ocasionais.

Esse tempo de ciclo menstrual irregular, que antecede a menopausa, é chamado de climatério e representa o declínio natural da função ovariana, com a consequente queda da produção dos hormônios estrogênio e progesterona.

SINTOMAS DA MENOPAUSA PRECOCE

Os sinais da menopausa precoce são bem semelhantes ao da menopausa natural, e podem incluir os seguintes sintomas:

– Ciclo menstrual irregular;

– Fluxo menstrual mais intenso ou moderado do que o habitual;

– Súbita sensação de calor na parte superior do corpo;

– Secura vaginal;

– Incontinência urinária;

– Alterações de humor e/ou depressão;

– Insônia;

– Redução da libido.

Se vários dos sintomas elencados acima se fazem presentes, principalmente os calorões e o ciclo menstrual irregular, é hora de investigar a causa juntamente com o médico ginecologista. Lembrando que a identificação da menopausa precoce é super importante para as mulheres que desejam engravidar.

Além da observação dos principais sinais, o diagnóstico pode ser feito com o auxílio de exames de sangue, de imagem e também através da verificação da dosagem hormonal.

menopausa precoce sintomas

 

TRATAMENTOS PARA ALÍVIO DOS SINTOMAS

Uma vez identificada a menopausa precoce, cabe ao médico ginecologista avaliar os meios mais adequados para aliviar os sintomas. Sabe-se que um dos tratamentos mais utilizados é o TRH – Terapia de Reposição Hormonal, porém a recomendação pode variar dependendo do quadro da paciente.

Manter uma alimentação saudável, fazer exercícios físicos, dormir bem, aumentar o consumo de água e diminuir a ingestão de café, refrigerantes e bebidas alcoólicas também são práticas que costumam amenizar os principais desconfortos sentidos no período.

E para as mulheres que pretendem engravidar, aí vai uma boa notícia: na maioria dos casos, se diagnosticada precocemente, a menopausa precoce não impede uma gravidez bem sucedida, seja através da doação ou mesmo do congelamento de óvulos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s