Dicas para organizar marmitas e comer saudável no trabalho

como organizar marmitas

Levar marmita para o trabalho pode ser uma ótima opção para comer mais saudável, economizar uma graninha e até mesmo evitar o deslocamento no horário do almoço.

E se você só não aderiu ainda às marmitas porque acha que dá muito trabalho para organizar as refeições, o Penteadeira mostra que com um pouquinho de planejamento fica fácil incorporar esse novo hábito na sua rotina!

como organizar marmitas

COMO SE ORGANIZAR

Preparar uma marmita não é difícil, mas vamos ser sinceros: exige uma boa dose de organização. Por isso o primeiro passo é decidir quantas vezes por semana você irá levar o almoço de casa para o trabalho. Se existir muita dificuldade em se organizar, comece com dois dias por semana e depois analise a hipótese de aumentar a frequência.

O segundo passo é estabelecer em que momento você irá preparar as refeições ou se programar para organizá-las. Confira algumas sugestões:

  • Na noite anterior – Para quem tem uma rotina muito corrida, uma boa ideia é organizar a marmita na noite anterior. Você pode, por exemplo, cozinhar uma quantidade maior de alimentos para a janta, já prevendo que o que sobrar fica para o almoço do outro dia.
  • No final de semana – Funciona assim: no sábado você pensa em um cardápio para a semana inteira e vai ao mercado comprar os ingredientes, e o domingo fica reservado para o preparo dos pratos. O feijão e o arroz, por exemplo, podem ser cozidos e divididos em duas partes: uma fica armazenada na geladeira para ser utilizada nos primeiros dias, e a outra fica no congelador para ser descongelada lá pela quarta-feira e consumida nos últimos dias da semana. Vegetais e hortaliças também já podem ser guardados devidamente higienizados, o que facilita bastante a organização durante a semana.
COMO TRANSPORTAR

Qualquer pote com tampa pode ser utilizado para transportar a marmita. Procure colocá-lo em uma sacola térmica para evitar que a comida estrague no caminho, especialmente nos dias mais quentes.

Quem busca praticidade pode investir em um bentô, o recipiente de origem japonesa, específico para marmitas, e que possui várias divisórias que facilitam o armazenamento de diferentes alimentos. A verdade é que o hábito de levar marmita para o trabalho anda tão em alta que é possível encontrar potes para marmitas até mesmo nas conhecidas lojas de 1,99.

como organizar marmitas

Também dá para montar a marmita em potes de vidro. Sim, aqueles potes de conserva mesmo, que todo mundo tem em casa. Só é preciso um pouco mais de cuidado no preparo dos alimentos e na ordem de posicionamento. Você pode conferir nos próximos tópicos algumas receitas especiais para a marmita no potinho de vidro.

como organizar marmitas em potes de vidro

COMO DEFINIR O CARDÁPIO

Além das suas preferências alimentares, a definição do cardápio deve partir de um fato muito importante: é possível esquentar a comida no trabalho? Se na empresa que você trabalha não tem micro-ondas, não precisa desanimar: também existem várias receitas de marmita que podem ser consumidas frias e que são deliciosas.

IDEIAS DE MARMITAS

Como já falamos aqui, o cardápio das marmitas vai depender do fato de ela poder ser aquecida ou não, da forma de transporte – se em pote convencional ou no pote de conserva – e ainda das preferências alimentares de cada um – se contempla, por exemplo, o consumo de carnes.

Por isso, selecionamos alguns links que trazem diversas ideias para diferentes opções de marmitas. Confira as que mais combinam com você e bom apetite!

15 ideias de marmitas saudáveis para pessoas que sofrem de preguiça (via BuzzFeed)

4 ideias de marmita leve (no pote de conserva) (via Tastemade)

14 ideias de marmitas que você não precisa esquentar no micro-ondas (via BuzzFeed)

Como organizo os almoços todos da semana em duas horas (via Cozinha Bach)

Como organizo os almoços todos da semana em duas horas – versão vegetariana (via Cozinha Bach)

Dicas simples que vão te incentivar a fazer marmita (via BuzzFeed)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s