Você sabe quais são as diferenças entre gripes e resfriados?

diferenças entre gripes e resfriados

Basta o nariz começar a escorrer e bater aquele cansaço no corpo para você logo anunciar que está gripada? Se você faz parte desse time, saiba que, embora os sintomas sejam bem semelhantes, existem diferenças significativas entre gripes e resfriados.

Saber diferenciar cada uma dessas doenças virais pode ajudar no momento de buscar o tratamento adequado, além de fazer você entender melhor a causa de cada sintoma.

Confira as informações que reunimos aqui e as dicas para manter gripes e resfriados bem longe de você! 😉

GRIPE X RESFRIADO

Gripes e resfriados possuem sintomas bem semelhantes, como o nariz que escorre, a sensação de cabeça pesada e a irritação na garganta. Por isso o que costuma distinguir uma doença viral da outra é a intensidade de tais sintomas.

A gripe geralmente “derruba a pessoa”, ou seja, o indivíduo gripado não se sente em condições de sair da cama e desempenhar suas atividade rotineiras. Além disso, a febre está obrigatoriamente presente, ultrapassa os 38,5º e muitas vezes pode chegar aos 40º.

diferenças entre gripes e resfriados

O resfriado, por sua vez, pode vir acompanhado de uma leve dor de garganta e da chamada febrícula, que é quando a temperatura fica em torno de 37º. A indisposição também existe, mas ela não é forte o bastante para afastar a pessoa de suas atividades cotidianas.

Os sintomas da gripe costumam se manifestar entre dois e três dias após o contágio e duram, em média, uma semana, enquanto que os do resfriado persistem por dois a quatro dias.

COMO ALIVIAR OS SINTOMAS

Ao surgirem sintomas de gripe ou resfriado, o Ministério da Saúde recomenda que a pessoa procure o serviço de saúde mais próximo e não tome medicamentos por conta própria, como os antigripais. A automedicação pode mascarar sintomas, contribuir para o agravamento da doença e dificultar o diagnóstico, que deve ser feito por um médico.

É importante lembrar que uma boa alimentação, repouso e, principalmente, beber muito líquido são medidas fundamentais para uma boa recuperação.

diferenças entre gripes e resfriados

COMO PREVENIR GRIPES E RESFRIADOS

Ninguém gosta de passar pelos dias de indisposição que os resfriados e, com mais intensidade, as gripes causam, por isso nunca é demais reforçar a prevenção. De acordo com o Ministério da Saúde, as seguintes medidas preventivas possuem eficácia comprovada:

– Higienize as mãos com água e sabão, ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz;

– Evite tocar os olhos, o nariz ou a boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas, como corrimãos, bancos e maçanetas;

– Evite proteger a tosse e o espirro com as mãos, utilizando, preferencialmente, lenço de papel descartável;

– Evite contato com pessoas que estejam gripadas.

CRIANÇAS E IDOSOS: ATENÇÃO REDOBRADA

Os cuidados de higiene devem ser redobrados com crianças e idosos. No caso da garotada, é recomendável – especialmente no ambiente escolar – que além das mãos, os brinquedos e objetos de uso comum sejam lavados com água e sabão ou higienizados com álcool gel. Nas creches, também é importante evitar que as crianças durmam muito próximas. A distância ideal entre elas é de um metro.

Já para os idosos, o perigo está nas complicações advindas com a gripe, como a pneumonia e agravamento de doenças crônicas, entre elas a hipertensão e diabetes. Nesse caso uma das formas de prevenção é a vacina contra a gripe, que em determinadas épocas do ano é ofertada pelo Ministério da Saúde aos grupos mais vulneráveis.


* Com informações de Portal da Saúde – Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s