9 coisas que você precisa saber sobre Hipertensão Arterial

hipertensão arterial

O 26 de abril, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, chama a atenção para uma doença silenciosa e de consequências perigosas quando não tratada.

Só para você ter uma ideia, o Ministério da Saúde aponta que atualmente mais de 30 milhões de brasileiros são hipertensos, e estima-se que 50% dessas pessoas não sabem que têm pressão alta.

Aproveite a data para saber mais sobre a doença e compartilhar informações com amigos e familiares. Embora não tenha cura, a Hipertensão Arterial pode ser controlada e o tratamento contínuo pode evitar infartos, derrames e outras graves problemas decorrentes da enfermidade.

CONHECENDO A HIPERTENSÃO ARTERIAL

1) A Hipertensão Arterial, ou pressão alta, existe quando a pressão, medida várias vezes em consultório médico, é igual a 14 por 9 ou maior. Isso acontece porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem e fazem com que a pressão do sangue se eleve.

2) De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, uma em cada cinco pessoas têm pressão alta. Entre os idosos, a doença chega a atacar uma em cada duas pessoas. E vale lembrar que também as crianças podem ser hipertensas.

hipertensão arterial

3) Na maioria das vezes a pressão alta é uma herança genética. Quem tem o pai, a mãe ou ambos com Hipertensão, terá maior probabilidade de ser hipertenso. Por outro lado, a obesidade, o sedentarismo, a ingestão excessiva de sal ou de bebida alcoólica também podem contribuir para o surgimento da doença.

4) A pressão alta ataca os vasos. Quando o sangue circula com pressão muito alta, os vasos se tornam endurecidos e estreitados e podem, com o passar dos anos, entupir ou romper. Quando isso acontece no coração, pode ocasionar infarto. No cérebro, leva ao derrame cerebral ou AVC. Nos rins, pode levar à paralisação dos órgãos. Todas essas situações são muito graves, mas podem ser evitadas com tratamento adequado.

5) O tratamento para pressão alta dura a vida toda. Deve ser feito com remédios que ajudam a controlar a pressão e com a adoção de hábitos de vida saudáveis, como a prática de exercícios físicos, a manutenção de uma dieta equilibrada, a diminuição do consumo de bebidas alcoólicas, o controle do estresse e o combate ao fumo.

6) O sal faz o corpo reter mais líquidos, e o aumento do volume de líquidos faz a pressão subir. No entanto, na maioria dos casos, não há necessidade de comer sem sal. Deve-se, sim, evitar o exagero, como colocar sal na comida pronta ou comer alimentos que contêm muito sal. Melhor evitar refrigerantes “zero açúcar”, conservas, embutidos e queijos amarelos.

hipertensão arterial cuidados

7) Às vezes, dor de cabeça, tontura e mal-estar podem ser sinais de Hipertensão Arterial. No entanto, a maioria dos hipertensos não apresenta sintomas. A única maneira de saber se a pressão está normal é medindo. O ideal é medir a pressão pelo menos a cada seis meses ou com intervalo máximo de um ano.

8) Qualquer pessoa pode medir a pressão, desde que seja treinada para isso. Ainda assim, os profissionais da área da saúde são os mais indicados. Para medir a própria pressão recomenda-se escolher um ambiente tranquilo, após repouso de 5 minutos, e permanecer com o braço no qual fará a medição apoiado em uma mesa na altura do coração, as costas apoiadas na cadeira e os pés encostados no chão. A bexiga deve estar vazia e a pessoa não pode ter fumado, se alimentado ou ingerido café pelo menos 30 minutos antes da medida.

hipertensão arterial sintomas

9) Algumas pessoas só têm pressão alta quando esta é medida em consultório médico. Fora do consultório, ela é normal. Para saber se é um caso da chamada Hipertensão do Avental Branco, o médico precisa conhecer a pressão do paciente no consultório e a medida em casa. Outra opção é fazer a monitorização ambulatorial, que mede a pressão por 24 horas com aparelho automático.

Fontes: Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Hipertensão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s