Bordado à mão: 3 opções para aprender a bordar

aprender a bordar

Por muito tempo encarado como uma prática um tanto quanto antiquada, o ato de bordar ganhou um novo significado nos últimos anos e vem conquistando cada vez mais adeptas.

Os motivos de quem se rendeu à paixão pelas linhas e pelo bastidor vão desde o prazer de fazer uma pausa e desconectar da correria do dia a dia até a busca por fortalecer o sentimento de empoderamento feminino. E o mais legal de tudo isso é que, de acordo com vários especialistas, os trabalhos manuais podem ser ótimos aliados no combate ao estresse e à ansiedade.

Não são ótimos motivos para experimentar o bordado como um novo hobby? Então confira as opções que o Penteadeira selecionou para quem quer aprender a bordar mas não sabe muito bem por onde começar. 🙂

1) CURSOS PRESENCIAIS

aprender a bordar

Imagens via Bordado Empoderado

Fazer um curso presencial de bordado é uma das melhores opções para quem quer aprender a bordar. Além de conhecer as técnicas e tirar todas as dúvidas, é uma oportunidade de fazer novas amizades e dividir experiências.

Para quem mora em Porto Alegre, a dica é ficar de olho na agenda do Bordado Empoderado. Criado pela jornalista Bruna Antunes, o curso tem turmas em diferentes locais da capital e até algumas edições pelo interior do Estado. Nas aulas as participantes aprendem ponto cruz e técnicas de bordado livre com frases e símbolos de empoderamento feminino.

Caso não tenha nenhum curso na sua cidade, que tal recorrer a alguém da sua família ou a uma antiga conhecida? Será que a vovó ou aquela vizinha que sempre bordou não topa dar umas dicas? Assim você aprende a bordar e ainda estreita os laços com uma pessoa querida.

2) VÍDEOS NO YOUTUBE

aprender a bordar (3)

Imagens via Clube do Bordado

Mas e aí, será que dá para aprender a bordar pela internet? Claro que sim! No Youtube você encontra vários tutoriais que ensinam noções básicas de bordado e até as técnicas mais avançadas.

Uma boa sugestão é acompanhar os vídeos do Clube do Bordado. Criado em 2013 por seis amigas, o coletivo  busca fomentar a cultura do bordado através de oficinas que rodam o país e também de vídeos que ensinam o passo a passo.

Os tutoriais explicam tudo em detalhes e mostram os materiais básicos, como passar o desenho para o tecido e a execução de diferentes pontos de bordado. Para conferir todos os vídeos é só clicar aqui.

3) KITS PRONTOS

aprender a bordar (2)

Imagens via Celeste

Quer aprender a bordar sem pressa ou prefere criar familiaridade com as linhas e agulhas antes de encarar um curso presencial? Experimente os kits prontos para bordar.

Nos kits você recebe o bastidor, o tecido com o desenho já riscado, todas as linhas que serão necessárias, agulha e um manual com a explicação de todos os pontos utilizados para formar os desenhos.

E se você não encontrar os kits na sua cidade, vale procurar em lojas virtuais, como a Celeste, que enviam para todo o Brasil.


Tem mais alguma dica para quem quer aprender a bordar ou quer compartilhar a sua experiência? Conta pra gente nos comentários. 🙂

12 comentários sobre “Bordado à mão: 3 opções para aprender a bordar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s