11 filmes sobre mulheres fortes para assistir online

filmes-sobre-mulheres-fortes

Símbolo da luta feminina pela igualdade de direitos, o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é também uma data para celebrarmos nossas conquistas.

E quando falamos em vitórias, nada mais justo do que prestar uma homenagem a algumas das mulheres, da vida real e também da ficção, que nos inspiram a seguir em frente na conquista dos nossos ideais.

Por isso selecionamos 11 filmes, disponíveis online, que mostram justamente essa força, que existe dentro de cada uma de nós e que é capaz de tornar real tudo aquilo em que acreditamos.

Neste Mês da Mulher o Penteadeira, o blog da Farmácias Associadas, quer lembrar que você é a sua melhor amiga, a sua melhor companhia. Lembre-se que você é uma mulher incrível. E que pode contar sempre conosco para cultivar todo esse amor que você merece.

1) Coco Antes de Chanel (2009)

Gabrielle Chanel, ou simplesmente Coco, foi a primeira estilista a priorizar o conforto feminino. O filme conta um pouco da trajetória da garota órfã e pobre que virou um ícone de estilo e revolucionou o modo de vestir das mulheres. Foi ela quem começou a simplificar a silhueta, usando tecidos mais leves e modelagens mais soltas visando a liberdade de movimentos.

 

2) Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento (2000)

A história real de Erin Brockovich, vivida nas telas por Julia Roberts, gira em torno de uma mulher que está passando por um momento difícil. Com três filhos pequenos, recém divorciada e desempregada, ela convence seu advogado a lhe dar um trabalho. A partir daí, Erin terá que lidar com preconceitos relacionados à aparência e com as dificuldades que o mercado de trabalho muitas vezes impõe à maternidade.

 

3) Frida (2002)

Um dos principais nomes da história artística do México, Frida Kahlo é um ícone feminista do seu tempo. O filme retrata a personalidade forte da pintora e a forma aberta com que tratava sua bissexualidade. A visão que tinha da feminilidade e de si mesma é outro ponto que ressalta a força com que Frida encarava a vida.

 

4) Full Out – No Ritmo da Vitória (2015)

Às vezes você precisa cair antes de conseguir voar. Essa é uma das principais mensagens do filme baseado na história real da ginasta Ariana Berlin. Aos 14 anos, a atleta sofreu um acidente de carro que a levou a desistir dos Jogos Olímpicos. Com muita determinação, Ariana luta para recuperar seus movimentos e voltar para o mundo da ginástica.

 

5) Histórias Cruzadas (2011)

Uma história sobre o drama das empregadas negras nos Estados Unidos durante a conturbada luta pelos direitos civis em meados do século passado. Skeeter é uma garota da sociedade que começa a entrevistar as mulheres negras da cidade. Aibileen Clark, doméstica e melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo.

 

6) Nise: O Coração da Loucura (2016)

O filme busca trazer visibilidade à trajetória da médica brasileira Nise da Silveira, cujo trabalho tem forte importância na compreensão das doenças mentais. Nos anos 1950, no subúrbio do Rio de Janeiro, uma psiquiatra contrária aos tratamentos convencionais de esquizofrenia da época é isolada pelos outros médicos. Ela então assume o setor de terapia ocupacional, onde inicia uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte.

 

7) Olga (2004)

O longa, baseado em fatos reais, mostra os detalhes da vida de Olga Benário Prestes. Ativista do comunismo e esposa de Luís Carlos Prestes, Olga não mediu esforços para lutar pelos ideais em que acreditava. Grávida de 7 meses, foi deportada pelo governo Vargas para a Alemanha nazista e acabou tendo sua filha na prisão.

 

8) Piaf – Um Hino ao Amor (2007)

Mais um filme que conta uma história real. A protagonista é Edith Piaf, cantora que viveu na França, na década de 1930, uma época em que a profissão era confundida com a de prostituta. As batalhas enfrentadas por Piaf, desde a infância pobre até o auge da carreira, revelam uma mulher sensível e frágil, mas ao mesmo tempo poderosa ao lutar contra a sociedade machista.

 

9) Preciosa – Uma História de Esperança (2009)

Aos 16 anos, Claireece “Preciosa” Jones está grávida de seu segundo filho, em decorrência de uma situação extremamente delicada. Analfabeta, negra e pobre, ela também sofre preconceito por estar acima do peso. É uma filme sobre amor e maternidade e que fala principalmente sobre superação e empoderamento.

 

10) Thelma e Louise (1991)

Cansadas da vida que levam, a dona de casa Thelma, e a garçonete Louise, decidem partir juntas em uma viagem inesperada e cheia de surpresas. A mensagem é do cansaço feminino diante de um mundo machista que castra vontades e reprime a sexualidade. É também um filme sobre amizade e cumplicidade entre mulheres.

 

11) What Happened, Miss Simone? (2015)

O documentário retrata uma das artistas mais incompreendidas de todos os tempos. A vida da cantora, pianista e ativista Nina Simone é também um mergulho sobre a luta pelos direitos civis, as questões raciais e o drama da violência doméstica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s