Férias das crianças: 5 dicas que facilitam a rotina dos pais

férias das crianças - dicas para os pais

Enquanto as férias escolares representam a época mais esperada pela maioria das crianças, para os adultos o período de recesso pode ser motivo de preocupação.

Isso porque, além das férias dos pais que trabalham fora serem bem mais reduzidas do que as escolares, nem sempre as datas coincidem. Por outro lado, para quem trabalha em casa, ter os pequenos por perto o dia todo é algo que também requer jogo de cintura.

Por isso selecionamos algumas dicas para facilitar a rotina dos adultos sem esquecer, é claro, de garantir a diversão das crianças durante as férias escolares.

O que fazer nas férias das crianças?

1) Viajar costuma ser uma das coisas mais legais das férias. Mas nem sempre é possível se desligar do trabalho e acompanhar os filhos. Nesse caso, que tal deixar as crianças passarem uns dias na casa dos avós, dos tios, ou até mesmo de amigos da família que curtam e tenham afinidade com os pequenos?

2) O período também é ideal para dar uma amolecida na rotina de hábitos e horários. Deixar as crianças ficarem mais tempo no videogame e dormirem até mais tarde no outro dia é um exemplo. Só o fato de poder fazer tudo aquilo que não é permitido no resto do ano já dá um gostinho especial para as férias.

férias das crianças - dicas para os pais 2

3) Ainda sobre hábitos e rotina, só você sabe o quanto é possível flexibilizar. Não caia na armadilha de achar que é preciso fazer todas as vontades da criança só pelo fato de ela estar de férias.

Assim, se você levou meses até que o seu filho levantasse cedo para ir para a escola sem birras, talvez seja melhor não mexer muito nesses horários e optar por outras permissões, como ficar o dia todo de pijama.  Se a criança for passar algum tempo com os avós ou outros parentes, tenha uma conversa franca com os adultos sobre o que pode ser flexibilizado ou não.

4) Se a grana anda curta, saiba que não é  preciso investir em passeios e atividades caras para entreter as crianças. Na maioria das vezes são coisas simples, mas inusitadas, que fazem a alegria. Cozinhar com a ajuda das crianças, deixando que elas coloquem a “mão na massa” é uma delas. E se faltar ideia, esse link tem sugestões de 43 atividades para fazer nas férias.

férias das crianças - dicas para os pais 3

5) Outro aspecto legal das férias é passar para a criança a noção de tempo e planejamento. Uma coisa que pode ser bacana é combinar de tirar a segunda-feira para organizar a semana e pensar nas atividades que podem ser feitas nos próximos dias. Com a expectativa de que em tal data vai rolar um passeio bacana, fica até mais fácil lidar com o tédio de um dia em que não há nada programado.


Por fim, não se sinta culpada se de repente bater aquela sensação de que você não está conseguindo ser tão presente quanto gostaria ou que as atividades programadas não são as mais incríveis do mundo. Férias também representam um tempo de descanso e de aprender a ficar sem fazer nada, até mesmo para quem ainda é criança. ❤

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s