Aprenda a fazer: descoloração e tintura do cabelo em casa

Mais uma dica do Penteadeira de como fazer, você mesma, os seus procedimentos de beleza em casa. Preparada? Então vamos lá!

DESCOLORINDO OS FIOS

– Quem tem fios escuros e deseja adotar cores mais abertas, como o loiro ou o ruivo, terá que descolorir o cabelo antes de pintar ou tonalizar. Mas, se você deseja mudar em até dois tons a sua cor, existem muitas tinturas que dispensam o processo de descoloração. Fique sempre atenta às indicações do fabricante.

– Descolorir o cabelo por conta própria é bem delicado. Isso porque a boa e velha água oxigenada compromete em certa medida a saúde dos fios, tornando-os mais frágeis. Escolha uma numeração baixa (10 ou 20 volumes) se você deseja fazer uma mudança sutil. Agora, se a ideia for clarear muito além de sua cor atual, você terá de recorrer a produtos mais fortes (de 30 ou 40 volumes).

– A água oxigenada será a base da descoloração. Misture a ela o pó descolorante de sua preferência. Hoje, há diversas opções de produtos com ou sem amônia, ou ainda com adição de elementos hidratantes como o colágeno, a camomila e o pantenol. Um bom descolorante irá garantir uma dose extra de proteção ao seu cabelo, já que esse processo é bastante agressivo.

– A proporção de uso do pó com a água oxigenada está sempre indicada na embalagem. Siga à risca as indicações do fabricante para garantir o melhor resultado.

– Faça a misturinha e aplique no cabelo, em mechas, com o auxílio de um pincel. Comece pelo couro cabeludo e depois avance para as pontas. Para quem nunca realizou o procedimento, é essencial fazer primeiro um teste em uma mecha. Assim, tem-se a certeza de que o produto não provocará alergias.

– Via de regra, os produtos agem em cerca de 30 minutos. Mas o tempo varia conforme a fórmula do descolorante, além cor do cabelo e a tonalidade que se quer chegar . Confira sempre as indicações na embalagem.

– Quem deseja platinar o cabelo deve saber que não basta só descolorir. É preciso, ainda, passar um tonalizante com pigmento cinza por cima.

– Independentemente do tom a que se deseja chegar, é superimportante hidratar o cabelo com uma máscara poderosa após a remoção do descolorante. Isso garante que os fios não quebrem.

TINGINDO OU TONALIZANDO OS FIOS

– Se você não precisar descolorir os fios antes dessa etapa, certifique-se de que o seu cabelo não tenha resíduos de produtos como modeladores, spray, gel ou cera. Pode ser necessário lavá-lo com um shampoo de limpeza profunda antes de iniciar a pintura.

– Tenha certeza de que a estrutura do seu cabelo está saudável. Hidrate e corte as pontas duplas pelo menos uma semana antes, pois cabelos quebradiços ou danificados impactam no resultado do procedimento.

– Para a tintura, também é importante fazer o teste da mecha e descartar alergias.

– Uma vez feito o teste, é hora de começar a coloração. Utilize luvas de plástico para não manchar as suas mãos. Dividida o cabelo em mechas para que a tinta seja distribuída igualmente em todos os fios.

– Comece a aplicação pela nuca e vá passando a tinta, mecha por mecha, com a ajuda de um pincel. Este método evita manchas, deixando a cor mais uniforme.

Respeite o tempo de permanência indicado na caixinha do produto para garantir a cobertura e a durabilidade da cor escolhida. Ultrapassar o limite de tempo pode resultar em alterações de cor ou irritação no couro cabeludo. Em geral, a tintura deve ficar de 20 a 30 minutos, conforme as orientações do fabricante.

Lave o cabelo com água morna, e voilá! Cabeleira nova no pedaço.

Gostou das dicas? Lembre-se que, na dúvida, a melhor alternativa para descolorir ou tingir os cabelos é sempre consultar um profissional. 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s