4 COISAS QUE TALVEZ VOCÊ NÃO SAIBA SOBRE VEGETARIANISMO

Cada vez mais pessoas no Brasil vêm adotando uma dieta livre do consumo de carne animal (só em 2012, eram 15,2 milhões de brasileiros autodeclarados vegetarianos, segundo o IBOPE).

Entretanto, o mundo do vegetarianismo ainda gera dúvidas e curiosidades para muitas pessoas, principalmente para aquelas que não conseguem imaginar uma vida sem o tradicional churrasco de fim de semana.

Se esse é o seu caso, confira abaixo quatro curiosidades selecionadas aqui pelo Penteadeira que talvez você ainda não saiba sobre vegetarianismo.

1. Também existe proteína nos vegetais
Para substituir a proteína obtida através da carne animal, os vegetarianos contam com muito mais opções do que somente a boa e velha soja. Outras leguminosas também são ricas em proteínas, incluindo o feijão, a lentilha, o grão de bico e a ervilha. Vegetarianos também costumam consumir boas quantidades de sementes oleaginosas, do gergelim às castanhas. O cardápio de opções também contempla, nesse quesito, cogumelos, espinafre, beterraba e brócolis, entre muitos outros.

2. Nem todo vegetariano exclui laticínios da dieta
Dependendo da linha vegetariana adotada, algumas pessoas incluem a ingestão de leite e derivados (como iogurte, queijo, etc..) e também de ovos. Aqueles que não consomem qualquer produto que tenha elementos de origem animal em sua composição, seja na alimentação ou em itens de consumo geral (de shampoo até roupas e acessórios), são classificados como veganos.

3. É muito importante ter acompanhamento médico/nutricional
Para chegar às quantidades necessárias de consumo de alguns nutrientes (como a própria proteína) e manter uma dieta balanceada, é indicado ao vegetariano um acompanhamento nutricional. Muitas vezes, é necessária a suplementação de vitaminas (como a B-12) e minerais (como o ferro).

4. Por outro lado, há menos probabilidade de se desenvolver certas doenças
Pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, divulgaram em 2013 um estudo que relaciona a adoção de uma dieta vegetariana a uma incidência menor de problemas cardiovasculares. A pesquisa também apontou que os vegetarianos geralmente têm pressão arterial mais baixa, registram níveis de colesterol menores, e têm menos casos de diabetes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s