OUTUBRO ROSA, UM MÊS PARA SE FICAR AINDA MAIS DE OLHO NA SAÚDE DA MULHER

Outubro é um mês superimportante quando falamos em saúde da mulher. Isso por que é nesse mês que ações de conscientização e informação sobre o câncer de mama se intensificam. É o chamado Outubro Rosa, um projeto que existe desde os anos 1990 nos Estados Unidos, e que hoje é promovido no mundo inteiro.

Aqui no Brasil, a Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) e outras entidades promovem anualmente campanhas de conscientização que têm, sobretudo, o foco no diagnóstico precoce da doença, incentivando o amor-próprio, o cuidado com a saúde física e emocional e, claro, a realização de exames médicos periódicos.

E esse assunto é para se ficar de olho mesmo: somente no Brasil são 57 mil novos casos da doença ao ano segundo estimativas de 2015 do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

“Já conquistamos muitos avanços na área da saúde da mulher. Graças à divulgação da importância do diagnóstico precoce nos casos de câncer de mama, hoje as mulheres buscam mais a mamografia, principalmente após os 40 anos de idade, o que é fundamental para o tratamento. Muito se avançou também em termos de leis, e é por isso que, hoje, nosso foco está no amparo à mulher, para que ela se sinta apoiada, tenha tratamento igualitário, e o direito de gozar de uma boa qualidade de vida”.

É o que nos conta Maria Angélica Linden, vice-presidente do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA). A instituição, neste ano, está divulgando a campanha “Para Todas as Marias”, debatendo o acesso aos tratamentos mais adequados para pacientes com câncer de mama metastático.

E você, já abraçou essa causa?
Cuide da sua saúde e da saúde de quem você ama.
Tenha uma vida ativa, ame a si mesma, cuide-se, e busque sempre qualidade de vida. Todas nós merecemos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s