RESPIRAR FAZ BEM!

Quantas vezes nos pegamos contando até 10 para recuperar o controle quando sentimos raiva ou agitação? Seja em um momento de ansiedade ou na busca pelo equilíbrio das emoções, a saída mais certeira e, acredite, automática, é nos concentrarmos na nossa respiração. E funciona mesmo! Respirar tem poder. Por estabilizar a frequência cardíaca, respirar profundamente nos tranquiliza e relaxa. E ainda faz bem para várias outras coisas! Aumenta nosso foco e concentração, potencializa o rendimento nas nossas atividades físicas, melhora a qualidade de vida… Quando respiramos direitinho, com calma e atenção, só obtemos benefícios para nosso corpo e mente!

Santo diafragma
Apesar de respirar ser um movimento automático, nem sempre prestamos a devida atenção aos movimentos do nosso corpo para que isso aconteça. E às vezes ainda fazemos errado! Puxar o ar pela boca, esquecendo que as narinas têm a função de filtrar o ar, é o erro mais comum. Também esquecermos que existe um músculo todo especial para ajudar o ar a chegar à parte de baixo dos pulmões. Ele, o diafragma, é que auxilia as costelas e pulmões a expandirem, ampliando o desempenho da oxigenação do corpo.

Agora que você já sabe que absorver bem o ar é fundamental, confira 5 dicas para respirar melhor:

1. Mexa a barriga
Quando respiramos corretamente, é o diafragma quem se mexe, não o peito. Colocar a mão sobre a barriga é um modo de perceber o movimento desse músculo e regular o ritmo da respiração.

2. Diminua o ritmo
Quando estamos estressados, respiramos mais rápido. Manter o foco em um ritmo suave ao respirar ajuda a desacelerar e controlar o estresse.

3. Expire devagar
Para estabilizar a frequência cardíaca, inspire profundamente e solte o ar bem lentamente.

4. Facilite a passagem do ar
Estresse e nervosismo nos fazem contrair a musculatura do corpo, o que atrapalha a passagem do ar. Procure um ambiente tranquilo e relaxe por alguns minutos enquanto foca na respiração.

5. Concentre
Para ampliar o poder de concentração no dia a dia, experimente direcionar a sua atenção para os movimentos de respiração enquanto executa uma atividade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s